Abstract:
O presente trabalho de dissertação de mestrado versa sobre o tema de ações afirmativas e relações étnico-raciais. Para isso, este estudo tem por objetivo analisar os Processos Seletivos Específicos de estudantes indígenas e quilombolas, realizados pelo Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande (PROAAf - FURG). Este Programa tem por finalidade reservar vagas para candidatos/as de escolas públicas, indígenas, quilombolas e com deficiência, bem como promover o acesso e a permanência dos mesmos. Nesse sentido, acredito que é necessário compreender o processo histórico brasileiro nos quais indígenas e quilombolas estiveram imbricados. Dessa maneira, perceber as práticas que instituíram o projeto educacional e as políticas de Estado para essas populações e como essas aprendizagens construíram o imaginário social brasileiro. Essa pesquisa utilizou como metodologia a História Oral Temática, na qual a partir de dez entrevistas orais realizadas no ano de 2016 e duas entrevistas no ano de 2014 com os/as discentes indígenas e quilombolas da FURG a fim de problematizar as ações do Programa e as relações étnico-raciais vivenciadas no espaço acadêmico. Para, além disso, procura contribuir para novos questionamentos concernentes à educação para as relações étnico-raciais e aos saberes e às culturas apreendidas na universidade. Como resultado da pesquisa é possível pontuar que a lógica universalista e civilizatória auxilia a manutenção de hierarquias sociais e as práticas racistas de exclusão. Esse ordenamento social personifica a falta de normativas específicas para algumas ações de permanência que fragilizam as políticas e geram entraves ao desenvolvimento da proposta de ações afirmativas da universidade.
The present dissertation work deals with the theme of affirmative actions and ethno-racial relations. For this, this study aims to analyze the Specific Selective Processes of indigenous and quilombola students, carried out by the Affirmative Action Program of the Federal University of Rio Grande (PROAAF-FURG). The purpose of this Program is to reserve vacancies for candidates from public, indigenous, quilombola and disabled schools, as well as to promote their access and permanence. In this sense, I believe it is necessary to understand the Brazilian historical process in which natives and quilombolas were intertwined. In this way, to understand the practices that instituted the educational project and the State policies for these populations and how these learning built the Brazilian social imaginary. This research will use as a methodology Oral History Thematic, in which from 10 oral interviews conducted in 2016 and 2 interviews in the year 2014 with the indigenous students and quilombolas of FURG problematizes the actions of the Program and the experiential ethno-racial relations In academic space. In addition, it seeks to contribute to new questions concerning education for ethno-racial relations and the knowledge and cultures seized at the university. As a result of the research it is possible to point out that the universalistic and civilizing logic helps to maintain social hierarchies and racist practices of exclusion. This social order personifies the lack of specific regulations for some permanence actions that weaken the policies and create obstacles to the development of the university's affirmative action proposal.