Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Vilmar Alves
dc.contributor.author Avila, Luciane dos Santos
dc.date.accessioned 2020-02-25T16:16:05Z
dc.date.available 2020-02-25T16:16:05Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation AVILA, Luciane dos Santos. Ações afirmativas e as relações étnico-raciais : análise sobre os processos seletivos específicos de estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande. 2017. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8340
dc.description.abstract O presente trabalho de dissertação de mestrado versa sobre o tema de ações afirmativas e relações étnico-raciais. Para isso, este estudo tem por objetivo analisar os Processos Seletivos Específicos de estudantes indígenas e quilombolas, realizados pelo Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande (PROAAf - FURG). Este Programa tem por finalidade reservar vagas para candidatos/as de escolas públicas, indígenas, quilombolas e com deficiência, bem como promover o acesso e a permanência dos mesmos. Nesse sentido, acredito que é necessário compreender o processo histórico brasileiro nos quais indígenas e quilombolas estiveram imbricados. Dessa maneira, perceber as práticas que instituíram o projeto educacional e as políticas de Estado para essas populações e como essas aprendizagens construíram o imaginário social brasileiro. Essa pesquisa utilizou como metodologia a História Oral Temática, na qual a partir de dez entrevistas orais realizadas no ano de 2016 e duas entrevistas no ano de 2014 com os/as discentes indígenas e quilombolas da FURG a fim de problematizar as ações do Programa e as relações étnico-raciais vivenciadas no espaço acadêmico. Para, além disso, procura contribuir para novos questionamentos concernentes à educação para as relações étnico-raciais e aos saberes e às culturas apreendidas na universidade. Como resultado da pesquisa é possível pontuar que a lógica universalista e civilizatória auxilia a manutenção de hierarquias sociais e as práticas racistas de exclusão. Esse ordenamento social personifica a falta de normativas específicas para algumas ações de permanência que fragilizam as políticas e geram entraves ao desenvolvimento da proposta de ações afirmativas da universidade. pt_BR
dc.description.abstract The present dissertation work deals with the theme of affirmative actions and ethno-racial relations. For this, this study aims to analyze the Specific Selective Processes of indigenous and quilombola students, carried out by the Affirmative Action Program of the Federal University of Rio Grande (PROAAF-FURG). The purpose of this Program is to reserve vacancies for candidates from public, indigenous, quilombola and disabled schools, as well as to promote their access and permanence. In this sense, I believe it is necessary to understand the Brazilian historical process in which natives and quilombolas were intertwined. In this way, to understand the practices that instituted the educational project and the State policies for these populations and how these learning built the Brazilian social imaginary. This research will use as a methodology Oral History Thematic, in which from 10 oral interviews conducted in 2016 and 2 interviews in the year 2014 with the indigenous students and quilombolas of FURG problematizes the actions of the Program and the experiential ethno-racial relations In academic space. In addition, it seeks to contribute to new questions concerning education for ethno-racial relations and the knowledge and cultures seized at the university. As a result of the research it is possible to point out that the universalistic and civilizing logic helps to maintain social hierarchies and racist practices of exclusion. This social order personifies the lack of specific regulations for some permanence actions that weaken the policies and create obstacles to the development of the university's affirmative action proposal. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Indígenas pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Relações étnicas e raciais pt_BR
dc.subject Ação afirmativa pt_BR
dc.subject College education pt_BR
dc.subject Indigenous pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Ethno-racial relations pt_BR
dc.subject Affirmative actions pt_BR
dc.title Ações afirmativas e as relações étnico-raciais : análise sobre os processos seletivos específicos de estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)
  • Show simple item record