IE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Browse by
Recent Submissions
-
A profanação dos discursos inclusivos nas políticas educacionais contemporâneas
(2021)Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar a proliferação discursiva advinda das políticas públicas educacionais sobre a inclusão, percebendo quais verdades sustentam o processo de inclusão escolar ... -
Internacionalização do Ensino Superior: experiências e expectativas do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA) na Universidade Federal do Rio Grande
(2021)Esta pesquisa apresenta e problematiza aspectos relevantes da experiência de internacionalização da FURG a partir dos sujeitos do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA). Tal investigação acontece ... -
Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube
(2021-04-04)A presente dissertação de mestrado intitulada " UNPACKING - Um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube", foi desenvolvida na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa ... -
Subjetividades expandidas, identidades instagramadas: um estudo sobre representações de corpo e juventudes na produção de selfies no aplicativo Instagram
(2020)Desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG), esta Dissertação teve como propósito central o estudo das ... -
Leitura e escrita na Educação Infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017)
(2019)Esta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até ... -
Formação inicial de professores de História : organizações curriculares e saberes constituintes
(2019)A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ... -
O curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG : deslocamentos operados no currículo para a formação de docentes da Educação Infantil
(2019)Esta Dissertação tem por objetivo compreender os movimentos e deslocamentos que são operados na formação que perpassa o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no que diz respeito à ... -
A política de obrigatoriedade da frequência à pré-escola : efeitos para a Educação Infantil
(2019)Esta dissertação tem por objetivo analisar quais estratégias têm sido adotadas para o cumprimento da lei federal nº 12.796 - lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de frequência das crianças de 04 e 05 anos de idade à ... -
Programa Acelera Brasil : discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente
(2019)A presente dissertação tem por objetivo problematizar os discursos de verdade que sustentam o Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, e como este opera sobre o trabalho docente. Na esteira das contribuições ... -
A (re)significação da docência no Projeto Cirandar
(2019)Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto ... -
O negro e a luta por reconhecimento : as cotas raciais na universidade
(2019)O presente estudo foi desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, na linha de pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar se a reserva de vagas para negros (pretos ... -
O projeto Acreditar é investir : os processos de in/exclusão e as estratégias de governamento no CAIC/FURG
(2019)Esta dissertação aborda o tema das políticas sociais, por meio da discussão e problematização acerca das estratégias de governamento presentes no projeto social Acreditar é Investir, desenvolvido no âmbito do Centro de ... -
Ordenamentos e diferença : o que pode um currículo?
(2019)Esta dissertação persegue a pergunta "O que pode um currículo?", tomando currículo enquanto um conjunto de arranjos que visa produzir egressos que são previamente projetados. Certa desconfiança em relação ao que é produzido ... -
Percepções de professoras alfabetizadoras do município do Rio Grande/RS sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
(2019)Esta dissertação situa-se na linha de pesquisa Políticas educacionais e currículo ou Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ... -
A reforma do ensino médio : o que pensam os estudantes secundaristas da Escola Estadual Augusto Duprat da cidade do Rio Grande, RS
(2019)Esta dissertação investigou as percepções dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Duprat localizada na cidade do Rio Grande, RS, sobre as mudanças que vão ocorrer nesta etapa do ensino a partir da Reforma ... -
Educação das relações étnico-raciais na formação de professores(as) através das danças circulares
(2018)Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar narrativas de professores(as) sobre as relações étnico-raciais ... -
Percepções sobre o processo de formação continuada no ciclo de alfabetização do CAIC/FURG
(2018)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa teve como objetivo compreender as ... -
E se a cidade fosse nossa : a educação popular contribui na emancipação das juventudes na cidade?
(2018)A educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as ... -
O horizonte da educação de jovens e adultos enquanto instrumento de emancipação da classe trabalhadora : reflexões sobre educação, trabalho e ensino médio
(2018)A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. A pesquisa tem como objetivo compreender ... -
O Programa Criança Feliz e o governamento da infância contemporânea
(2018)Esta dissertação pretende analisar quais as estratégias de governamento o Programa Criança Feliz do Governo Federal mobiliza e como vem produzindo efeitos sobre as formas de pensar e perceber a infância na contemporaneidade. ...