Abstract:
A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. A pesquisa tem como objetivo compreender qual a relação trabalho e educação na Educação de Jovens e Adultos, para isso nos utilizamos do seguinte questionamento: "qual a relevância social da relação trabalho e educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) vivenciados por educadores e educadoras da EJA, e em que medida a EJA problematizadora pode se constituir num instrumento de enfrentamento à lógica do mercado de trabalho em escolas da rede estadual de Educação do Município do Rio Grande/RS?". Dessa forma a pesquisa dialoga com o horizonte da Educação Popular, com o histórico da legislação acerca da Educação de Jovens e Adultos, com o viés da pesquisa social qualitativa. A produção de dados constitui-se a partir de diálogos com educadores (as) de duas Escolas Estaduais de Ensino Médio da rede pública de ensino do Município do Rio Grande, através de entrevistas semiestruturadas, imagens fotográficas, gravações e diário de campo da pesquisadora no segundo semestre de 2017. Os dados gravados foram transcritos para a construção do fenômeno investigativo onde utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Assim, diante das problematizações que foram se desenhando durante a pesquisa podemos dizer que a Educação de Jovens e Adultos possui uma relação intrínseca com o trabalho e que atualmente a EJA é a possibilidade de formação da educação básica em menor tempo e a qualificação para a inserção no mercado de trabalho ou progressão no mesmo. Assim, reproduzindo a lógica excludente e a segregação tão presentes no sistema societário atual.
This dissertation is part of the Education, Languages and Utopias research line of the Post-Graduation Program in Education - PPGEdu, Federal University of Rio Grande - FURG. The research aims to understand the relationship between work and education in youth and adult education, for which we use the following question: "what is the social relevance of the relationship between work and education in youth and adult education (EJA) experienced by educators and EJA educators, and to what extent can the problematic EJA be able to constitute an instrument of confrontation with the logic of the labor market in schools of the state education network of the Municipality of Rio Grande / RS? " In this way the research dialogues with the horizon of Popular Education, with the history of the legislation on the Education of Young and Adults, with the bias of the qualitative social research. The data production is based on dialogues with educators from two State High School Schools of the public school network of the Municipality of Rio Grande, through semi-structured interviews, photographic images, recordings and field journal of the researcher in the second half of 2017. The data recorded were transcribed for the onstruction of the investigative phenomenon where we used the methodology of the Discourse of the Collective Subject (DSC). Thus, in view of the problematizations that were being drawn during the research, we can say that Youth and Adult Education has an intrinsic relation with work and that currently the EJA is the possibility of basic education formation in a shorter time and the qualification for insertion in the labor market or progression in it. Thus, reproducing the exclusionary logic and segregation so present in the current corporate system.