-
-
Santos, Nadine
(2021)
Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar a proliferação discursiva advinda
das políticas públicas educacionais sobre a inclusão, percebendo quais verdades sustentam o
processo de inclusão escolar ...
-
-
Funchal, Fernanda Acosta
(2021)
Esta pesquisa apresenta e problematiza aspectos relevantes da experiência de internacionalização da FURG a partir dos sujeitos do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA). Tal investigação acontece ...
-
-
Papaléo, Vanezza Pontes da Silva
(2021-04-04)
A presente dissertação de mestrado intitulada " UNPACKING - Um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube", foi desenvolvida na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa ...
-
-
Lopes, Julia da Fonseca
(2020)
Desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG), esta Dissertação teve como propósito central o estudo das ...
-
-
Brião, Eliane Costa
(2019)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até ...
-
-
Silveira, Maria Caroline Aguiar da
(2019)
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ...
-
-
Tavella, Alana Dafne
(2019)
Esta Dissertação tem por objetivo compreender os movimentos e deslocamentos que são operados na formação que perpassa o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no que diz respeito à ...
-
-
Braun, Flávia Lukasiunas
(2019)
Esta dissertação tem por objetivo analisar quais estratégias têm sido adotadas para o cumprimento da lei federal nº 12.796 - lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de frequência das crianças de 04 e 05 anos de idade à ...
-
-
Matias, Andrea Maria
(2019)
A presente dissertação tem por objetivo problematizar os discursos de verdade que sustentam o Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, e como este opera sobre o trabalho docente. Na esteira das contribuições ...
-
-
Oliveira, Larissa Rodrigues de
(2019)
Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi orientada pela seguinte questão: como se mostra a (re)significação da docência no âmbito do Projeto ...
-
-
Amaral, Marcel Jardim
(2019)
O presente estudo foi desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, na linha de pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar se a reserva de vagas para negros (pretos ...
-
-
Chagas, Guilherme Botelho
(2019)
Esta dissertação aborda o tema das políticas sociais, por meio da discussão e problematização acerca das estratégias de governamento presentes no projeto social Acreditar é Investir, desenvolvido no âmbito do Centro de ...
-
-
Silva, Luciana Vitoria da
(2019)
Esta dissertação persegue a pergunta "O que pode um currículo?", tomando currículo enquanto um conjunto de arranjos que visa produzir egressos que são previamente projetados. Certa desconfiança em relação ao que é produzido ...
-
-
Conceição, Sheila Pedroso da
(2019)
Esta dissertação situa-se na linha de pesquisa Políticas educacionais e currículo ou Formação de professores e práticas educativas do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, ...
-
-
Reyes, Lurvin Gabriela Tercero
(2019)
Esta dissertação investigou as percepções dos estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Duprat localizada na cidade do Rio Grande, RS, sobre as mudanças que vão ocorrer nesta etapa do ensino a partir da Reforma ...
-
-
Machado, Gisele Maria Rodrigues
(2018)
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar narrativas de professores(as) sobre as relações étnico-raciais ...
-
-
Menezes, Bruna Pires dos Santos de
(2018)
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa teve como objetivo compreender as ...
-
-
Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
(2018)
A educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as ...
-
-
Ferreira, Daiane Ferreira
(2018)
A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. A pesquisa tem como objetivo compreender ...
-
-
Capilheira, Carolina Dias
(2018)
Esta dissertação pretende analisar quais as estratégias de governamento o Programa Criança Feliz do Governo Federal mobiliza e como vem produzindo efeitos sobre as formas de pensar e perceber a infância na contemporaneidade. ...