Subjetividades expandidas, identidades instagramadas: um estudo sobre representações de corpo e juventudes na produção de selfies no aplicativo Instagram

Lopes, Julia da Fonseca

Abstract:

 
Desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU/FURG), esta Dissertação teve como propósito central o estudo das práticas de produção e de compartilhamento de selfies no aplicativo Instagram para, a partir das experiências de jovens na utilização destes artefatos compreender quais representações culturais vêm sendo construídas sobre os corpos, as identidades e as juventudes contemporâneas. À luz da vertente pós-estruturalista dos campos teórico-metodológicos dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, foi empreendido um estudo etnográfico virtual, no qual foi realizado um grupo focal online no WhatsApp com 17 jovens usuárias do Instagram. As análises do material empírico produzido no estudo demonstraram que as constantes atualizações do Instagram têm viabilizado uma multiplicidade de recursos para a produção de selfies, os quais conduzem os sujeitos a experimentarem a si mesmos e seus corpos por meio de atos performáticos na busca de sua melhor versão. A partir dessas práticas, almeja-se não apenas a visibilidade, mas também a aprovação social por meio de reações afetivas e feedbacks daqueles/as a quem as selfies são endereçadas, cujos olhares se tornam imprescindíveis para a afirmação de identidades e pertencimentos. As discussões salientaram, ainda, diversas perspectivas através das quais os corpos vêm sendo educados e produzidos por discursos econômicos, culturais, sociais, de beleza, saúde e bem-estar que circulam no Instagram. Incutidos pela lógica do prazer atrelada ao consumo, esses discursos integram e viabilizam uma "economia da selfie", cujas estratégias publicitárias de entretenimento de marca têm constituído outras formas de consumo e outros tipos de sujeito consumidor.
 
Developed in the Research Line Cultures, Identities and Differences of the Graduate Program in Education at the Federal University of Rio Grande (PPGEDU/FURG), this Master's Dissertation had as its central purpose the study of the practices of production and sharing of selfies in the Instagram application for from the experiences of young people in the use of these artifacts, to understand which cultural representations are being built on the bodies, identities and contemporary youths. In light of the post-structuralist strand of the theoretical and methodological fields of Cultural Studies and Gender Studies, a virtual ethnographic study was undertaken in which an online focus group on WhatsApp was developed with 17 young users of the Instagram application. The analyses of empirical material produced in the study demonstrated that the constant updates of Instagram have made available a multiplicity of resources for the production of selfies that lead the subjects to experience themselves and their bodies through performative acts in search of their best version. With these practices, the subject craves not just the visibility, but also social approval through affective reactions and feedbacks from those to whom selfies are addressed whose glances become essential for the affirmation of identities and belongings. The discussions also stressed multiple perspectives through which the bodies have been educated and produced by economic, cultural, social, beauty, health, and well-being discourses that circulate on Instagram. Imbued by the logic of pleasure linked to consumption these speeches integrate and make possible a "selfie economy" whose advertising strategies for brand entertainment have constituted other forms of consumption and other types of consumer subject.
 

Description:

Dissertação

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)