Programa Acelera Brasil : discursos de verdade, regulação e desprofissionalização docente

Matias, Andrea Maria

Abstract:

 
A presente dissertação tem por objetivo problematizar os discursos de verdade que sustentam o Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, e como este opera sobre o trabalho docente. Na esteira das contribuições pós-estruturalistas, sobretudo do pensamento de Michel Foucault, fez-se uso de algumas ferramentas teórico- metodológicas, como governamento e biopolítica, para analisar os discursos do Programa. Tais discursos foram analisados a partir de alguns documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna que compõem o material de análise da pesquisa. A partir das incursões nos materiais de análise, foi possível construir cinco unidades de análise, as quais denominei: "A estatística como ferramenta para conhecer e governar" na qual mostro de que maneira o Instituto Ayrton Senna se utiliza da estatística como um saber necessário para mapear os problemas da educação no Brasil e justificar sua existência. Na segunda unidade, "O capital humano como valor de mercado", mostro que as intervenções do Programa Acelera podem ser compreendidas como investimentos em Capital Humano, com o intuito de gerenciar o risco da improdutividade dos alunos não aprendentes. Na terceira unidade, "A aceleração como busca da normalidade", percebe-se que os sujeitos posicionados com problema de aprendizagem são alvos do programa, que pretende normalizá-los e torná-los aptos a participar do jogo neoliberal, cuja tônica é a concorrência. Na quarta unidade, "O caráter salvacionista do Instituto Ayrton Senna", compreende-se um viés salvacionista nos discursos do Instituto, pois o mesmo acena com a possibilidade de acabar com as mazelas educacionais, colocando-se como o agente principal para resolver os problemas da educação brasileira. Por fim, na quinta unidade, "Regulação e desprofissionalização do trabalho docente no contexto do Programa", aponto que o Programa analisado se utiliza de estratégias como capacitação e controle externo para regular o trabalho docente e conduzir suas condutas, o que configura os professores do Acelera Brasil como meros executores de encargos, ensejando um processo de desprofissionalização docente. A partir dessa problematização este estudo possibilitou compreender que o Programa Acelera Brasil desqualifica a ação docente e conduz as condutas dos professores que dele participam, ao mesmo tempo que os exclui do processo educativo.
 
The present dissertation has as objective problematize the discourses of truth which hold the Ayrton Senna Institute's Acelera Brasil Program, and how it operates over teaching work . In the lines of poststructuralists contributions , mainly over the Michel Foucault's thoughts, was made use of some teoric - metodological tools, such as governance and biopolitics, to analise the program's discourses. Such discourses were analised over a few documents produced by Ayrton Senna Institute which compose the research analysis material. Over analysis material's incursions, was possible to construct five analysis units, which I've named it: "The statistics as tool to know and rule" in which I show in what manner Ayrton Senna Institute makes use of statistics as a necessary knowledge to map the problems in education in Brasil and justify its existance. In the second unit, "The Human Capital as market value.", I show that the intervention of the Acelera Program can be comprehended as investment in Human Capital, with the objective of manage the risk of non-learning studants' improductivity. In the third unit, "Acceleration as search for normality", is perceivable that the subjects positioned with learning difficulties are targets of the program, that intends to normalise and make them able to participate in the neoliberal game, whose tonic is competition. In the fourth unit, "The Salvationist character in Ayrton Senna Insitute", comprehend a salvationist bias in Institute's discourses, for the same waves with the possibility of ending education's adversities, putting itself as the main agent to solve the problems in brazilian education. To end, in the fifth unit, "Regulation and deprofissionalization of teaching work in the Program's context", I point that the analised Program utilise strategies as capacitation and external control to regulate teaching work and conduct its conducts, which sets teachers of Acelera Brasil as mere charges executors, giving rise to a process of deprofissionalization of teachers. Going from this problematization this study made possible to comprehend that the Acelera Brasil Program dequalify the teacher action and conduct the teachers conducts that participate in it, and exclude them from the teaching process at the same time.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)