Unpacking, um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube

Papaléo, Vanezza Pontes da Silva

Abstract:

A presente dissertação de mestrado intitulada " UNPACKING - Um estudo sobre o fenômeno da surpresa, em vídeos compartilhados no Youtube", foi desenvolvida na linha de pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do Programa de Pós--Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, PPGEDU da FURG. A partir das lentes teóricas dos Estudos Culturais e de Gênero, investigamos a prática de unpacking no YouTube, utilizada como estratégia para atrair seguidores, mas com discursos e pedagogias culturais, que acaba por propagar construtos e verdades que regulam a conduta dos sujeitos infantis. Buscamos entendimentos para as questões de pesquisa nos canais de duas youtubers mirins brasileiras. Os canais escolhidos foram "Crescendo com Luluca" e "Júlia Silva", com o objetivo de investigar as estratégias pedagógicas que as youtubers e os/as gestores/as e produtores/as de seus canais utilizam na produção de seus vídeos; que discursos, já legitimados, dentro do fenômeno do unpacking, se materializam nas performances das youtubers e que identidades de gênero são associadas, propagadas e produzidas nos vídeos elencados. Nas análises elencamos quatro categorias principais: o consumo, estratégia, gênero e construtos de família, sendo essa última a maior revelação, além de questões como a terceirização das emoções e o desejo pela constante expectativa. The present master's dissertation entitled UNPACKING - A study about the phenomenon of surprise, in videos shared on Youtube. It was developed within the research line Cultures, Identities and Differences of the Graduate Program in Education at the Federal University of Rio Grande, PPGEDU of FURG. From the theoretical lenses of Cultural and Gender Studies, we investigate the practice of unpacking on YouTube, used as a strategy to attract followers, but with cultural discourses and pedagogies, which ends up propagating constructs and truths that regulate the behavior of children. We analyzed the channels of two young brazilian youtubers to seek understanding about the research's questions. The chosen channels were "Crescendo com Luluca" (Growing up with Luluca) and "Júlia Silva", aiming on investigating the pedagogical strategies that youtubers, managers and producers of their channels use in the production of their videos; which discourses, already legitimized, within the phenomenon of unpacking, materialize in the youtubers' performances and which gender identities are associated, propagated and produced by the listed videos. On the analysis we listed four main categories: consumption, strategy, gender and family constructs, the last one being the biggest revelation, in addition to issues such as outsourcing emotions and the desire for to be in constant expectation.

Description:

Dissertação de Mestrado Do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Rio Grande FURG

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)