Abstract:
Esta Dissertação tem por objetivo compreender os movimentos e deslocamentos que são operados na formação que perpassa o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no que diz respeito à Educação Infantil, em especial a educação e ao cuidado de bebês e crianças bem pequenas. Esta pesquisa foi realizada com a utilização das contribuições de autores da perspectiva pós-estruturalistas e é embasada nos estudos de Michel Foucault. A ferramenta metodológica utilizada neste estudo é o governamento. Ainda, busquei na genealogia uma inspiração para olhar ao problema de pesquisa. Além disso, foram utilizados como materiais de análise, em um primeiro momento, os Projetos Políticos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da FURG, os planos de ensino, os programas e as ementas das disciplinas, bem como as Deliberações e Resoluções disponíveis no site da universidade e as atas de reuniões. Em um segundo momento, realizei entrevistas com duas professoras que auxiliaram na construção da posposta de inserção da Educação Infantil no currículo. A partir da análise desses materiais, foi possível dividir em dois eixos para que pudessem ser refletidos de uma melhor forma. O primeiro eixo de análise aborda alguns aspectos que constituíram condições de possibilidades para a entrada da Educação Infantil no currículo. Para isso, inicialmente, mostro que a condição externa está relacionada ao movimento ligado ao contexto nacional, isto é, o reconhecimento da infância como um sujeito de direitos. Já a condição interna desse eixo está relacionada com um o movimento das profissionais da Educação Infantil da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE) que lutavam pelo direito da criança a Educação Infantil e a uma formação de qualidade. No segundo eixo é discutido acerca de alguns deslocamentos que são operados a partir do momento em que a Educação Infantil entra em cena no currículo. Também objetivo problematizar que os aspectos referentes ao cuidado, inicialmente relacionada a área da saúde, não deixaram de existir no currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, contudo foram tomando outros direcionamentos. Assim, a partir das discussões tecidas nesses eixos percebe-se que os debates no cenário nacional foi uma proveniência para a entrada da Educação Infantil no currículo, bem como a sensibilidade local de um grupo de professoras atentas a realidade do contexto histórico. Além disso, o fortalecimento da relação da universidade com as redes foi outro achado da pesquisa. No decorrer das discussões tecidas nesses eixos é possível perceber também a presença da racionalidade neoliberal.
This Dissertation aims to understand the movements and displacements that are operated in the formation that permeates the curriculum of the Pedagogy Course, on the Universidade Federal do Rio Grande - FURG, with regard to early Childhood Education, especially the education and care of babies and very small children. This research was conducted using contributions from authors from the poststructuralist perspective and is based on Michel Foucault's studies. The methodological tool used in this study is government. Still, I sought in genealogy the inspiration to look at the research problem. In addition, FURG's Pedagogical Political Projects of the Pedagogy Course, the teaching plans, the syllabus and subject menus, as well as the Deliberations and Resolutions available on the university's website were used as analysis materials. In a second moment, I conducted interviews with two teachers who helped in the construction of the proposal to insert early Childhood Education in the curriculum. From the analysis of these materials, it was possible to divide into two axes, so that they could be better reflected. The first axis of analysis addresses some aspects that constituted conditions of possibilities for the entry of early Childhood Education into the curriculum. For this, firstly, I show that the external condition is related to the movement linked to the national context, that is, the recognition of childhood as a subject of human rights. In turn, the internal condition of this axis is related to the movement from the professionals of the early Childhood Education of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG and the Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE) who fought for the right of the child to early Childhood Education and quality formation. In the second axis is discussed about some displacements that are operated from the moment that the earyly Childhood Education enters the curriculum. I also aim to problematize that aspects related to care, initially related to health, did not cease to exist in the curriculum of the Pedagogy Course of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG, however, they were taking other directions. Thus, from the discussions held on these axes, it is clear that the debates on the national scene were a provenance for the introduction of early Childhood Education in the curriculum, as well as the local sensitivity of a group of teachers that were aware of the reality of the historical context. In addition, strengthening the university's relationship with networks was another finding of the research. In the course of discussions on these axes, it is also possible to perceive the presence of neoliberal rationality.