-
-
Silveira, Janaina Borges da
(2013)
O presente trabalho tem por justificativa compreender como os professores
percebem a não aprendizagem, esse entendimento faz-se necessário entender para
poder lidar com essa temática, cada vez mais latente nas escolas. ...
-
-
Freitas, Fabrício Monte
(2014)
O presente trabalho traz uma análise dos impactos e das impressões dos diretores das escolas municipais urbanas da cidade do Rio Grande - RS a respeito das avaliações externas realizadas pela União. A dissertação também ...
-
-
Silva, Alessandra Nery Obelar da
(2014)
O presente trabalho tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações
vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da
Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O ...
-
-
Kaiser, Suzana
(2014)
A presente investigação se insere na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEDU\FURG e teve como problemática central compreender ...
-
-
Claro, Lisiane Costa
(2014)
O presente estudo aborda a temática da educação escolar nas comunidades
tradicionais. Essa abordagem ocorre a partir do estudo de caso da Ilha da Torotama,
Rio Grande/RS. É reconhecido que as comunidades tradicionais ...
-
-
Vianna Filho, Hermeto Marques
(2014)
Este trabalho teve como foco a presença da área de conhecimento música no curso
Normal de duas escolas públicas do município de Pelotas/RS: O Instituto Estadual
de Educação Assis Brasil e o Colégio Municipal Pelotense. ...
-
-
Ávila, Dárcia Amaro
(2014)
É na busca por compreender a inserção e participação de mulheres na política partidária na contemporaneidade que esta dissertação, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias, tem como objetivo analisar as ...
-
-
Bastos, Lilian Francieli Morais de
(2014)
A presente dissertação centra-se no estudo da participação infantil no cotidiano escolar, mais precisamente, das instituições de Educação Infantil. Para tanto, assumo como fundamental perceber a criança enquanto ator social, ...
-
-
Fioravante, Ana Paula Gonçalves
(2014)
A presente dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em
Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, estando situada
na linha de pesquisa Culturas, linguagens e utopias. O estudo ...
-
-
Bueno, Leticia de Aguiar
(2015)
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, que teve por objetivo conhecer as práticas de letramento desenvolvidas pelas crianças e pela professora de uma turma de pré-escola, em uma escola municipal da cidade ...
-
-
Barbosa, Adriana Bastos
(2015)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e ...
-
-
Vargas, Vanessa Alves
(2015)
A presente dissertação, intitulada "Linguagens infantis: As infâncias vividas nos momentos do brincar na Educação Infantil", está inserida na linha de pesquisa "Educação, Linguagens e Utopias", do Programa de Pós-Graduação ...
-
-
Moreno, Jenny Lorena Bohorquez
(2015)
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como o negro vem sendo narrado nos
livros de Literatura Infantil veiculados no Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE
para a Educação Infantil e que efeitos de ...
-
-
Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
(2015)
Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de ...
-
-
Abrahão, Isabela Pandolfo Leusin
(2015)
Esta pesquisa, intitulada CRIATIVIDADE PARA QUÊ? CONVERSAS, PROCESSOS
E PRODUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, investiga a criatividade na
formação de professores. Sua fundamentação teórica baseia-se, principalmente, ...
-
-
Borges, Juliana Diniz Gutierres
(2015)
Esta dissertação tem por objetivo analisar como as práticas de atendimento às crianças de zero a três anos que se desenvolveram ao longo do tempo e foram, pouco a pouco, constituindo possibilidades para a emergência da ...
-
-
Mendes, Luiz Osmar
(2015)
Como consequência de suas experiências históricas, a educação brasileira apresenta-se como um espaço fecundo de (re)produção de valores culturais eurocêntricos. Essa situação, ao desconsiderar as experiências históricas, ...
-
-
Marimon, Jessie Ortiz
(2015)
-
-
Prado, Gabriela Ortiz
(2015)
A presente dissertação, intitulada "A avaliação na Educação Infantil - Reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação" teve como objetivo compreender a ...
-
-
Farias, Maria Claudia Cardoso
(2015)
A dissertação de mestrado aqui apresentada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em
Educação – PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, situada na linha de
pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. O ...