Inclusão das pessoas com deficiência na universidade: a efetividade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE)

Silva, Alessandra Nery Obelar da

Abstract:

 
O presente trabalho tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram daanálise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade.
 
The present study aims to investigate and analyze the contributions of actions linked to the Program of Support for Students with Special Needs (PAENE), from the Federal University of Rio Grande - FURG . The study is characterized as qualitative and documentary, of evaluative and interpretive approach, performed through semistructured interviews with 8 students with disabilities of different degrees in the university. Program actions range from individual care, social shifts and monitoring meetings with grantees and students with disabilities. The categories accessibility, vocational and teacher training, emerged from the analysis of interviews. Students say the program is effective in university, but still needs improvement. They highlight the importance of grantees and point them as the main authors of inclusion in the university. We conclude that because it is a new demand in higher education, inclusion has been performed slowly and built with the disabled who demand their rights within the university .
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)