A participação infantil no cotidiano da escola: crianças com voz e vez

Bastos, Lilian Francieli Morais de

Abstract:

 
A presente dissertação centra-se no estudo da participação infantil no cotidiano escolar, mais precisamente, das instituições de Educação Infantil. Para tanto, assumo como fundamental perceber a criança enquanto ator social, produtor de cultura e a infância como uma categoria social, geracional. O objetivo principal deste estudo é compreender quais as formas de participação de um grupo de crianças que compõe a turma de nível II, com 5 e 6 anos de idade, da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Luizinha, a partir de suas manifestações no cotidiano escolar, buscando perceber quais são os momentos da rotina que as crianças percebem que participam, o que elas pensam sobre esses momentos e como os significam. Para tanto, o referencial teórico-metodológico utilizado para dialogar com esta investigação é oriundo da perspectiva da Sociologia da Infância (SARMENTO, 1997; 2000; 2007, CORSARO 2011, DELGADO, 2004; 2007), que percebem as crianças como sujeitos de direitos, capazes de participar/opinar sobre o meio no qual estão inseridas. Trata-se de uma pesquisa sobre o contexto escolar, cuja metodologia busca inspirações etnográficas, ou seja, é o cotidiano com as crianças, narrado por quem tornou-se ator desta pesquisa, juntamente com elas. Neste sentido, cabe ressaltar que é um processo investigativo COM crianças e não sobre elas. Os principais instrumentos metodológicos utilizados foram a observação, a escuta, os registros, os desenhos das crianças e suas falas. No tratamento dos dados que foram sendo gerados no percorrer da pesquisa, percebi a emergência de duas categorias de análise: a participação das crianças na RODA DE CONVERSA e no PÁTIO da escola. Neste sentido, estabeleço relação entre a infância e os espaços por elas escolhidos como sendo de maior participação, vindo a encontrar eco nos estudos da Geografia da Infância (LOPES, 2008). Foi possível perceber o quanto as crianças atribuem sentidos muito particulares aos espaços nos quais se inserem. A roda de conversa, configurava-se como um espaço/tempo dialógico do cotidiano, porém, ainda muito vinculada com a presença marcante do adulto-orientador. No pátio da escola, em especial, na pracinha, a participação infantil esteve intimamente relacionada a autonomia das crianças e as possibilidades de escolha que ali se apresentavam. Considero que os resultados deste estudo possam contribuir com as propostas pedagógicas das escolas da infância, no sentido acolher as manifestações das crianças, para assim, torná-las cada vez mais coautoras das ações pedagógicas.
 
This present dissertation focuses on the study of the child’s participation on the school daily life, more precisely, on the institutions of Children’s Education. For that, I assume as fundamental to perceive the child as a social actor, a culture producer, and the childhood as a social category, generational. The main objective of this present study is to understand in which ways a group of 5 and 6-year-old children, on the second level of Escola Municipal de Educação Infantil Tia Luizinha, can participate, and how they express themselves on the school daily life, attempting to the moment of their routine in which they notice their own participation, what they think of these moments and what these moments mean for them. For this, the theoretical-methodological reference to dialog with this investigation has been taken from the perspective of the Childhood Sociology (SARMENTO, 1997; 2000; 2007, CORSARO 2011, DELGADO, 2004; 2007), that perceive children as right subjects, able to participate on/opine about the environment where they are inserted. It is a research about school context, in which the methodology searches for ethnographic inspirations, that is, it is the children’s daily routine described by who became the actor in this research, along with them. In this sense, it is important to emphasize that it is an investigative process WITH children, and not about children. The main methodological instruments used were the observation, the listening, the children’s drawings and speeches. On the treatment of the data generated during the research, I could notice the emergency of two different categories of analysis: the children’s participation on a ROUND OF CONVERSATION and on the SCHOOLYARD. In this sense, I establish a relationship between the childhood and the spaces chosen by them as being of higher participation, reflected on the Childhood Geography (LOPES, 2008). It was possible to notice how children attribute particular senses to the space they are inserted in. The round of conversation set as a dialogic space/time of the daily routine, however, yet too linked to the striking presence of the adult-advisor. On the schoolyard, in special, on the playground, the children’s participation was closely linked to the children’s autonomy and the available possibilities of choice. I consider that the results of this study can contribute to the pedagogical proposal of children’s school, in the sense of welcome children’s manifestations for making them, each time more coauthors of the pedagogical actions.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)