Entre o mar e a escola: os processos formadores que se entrelaçam nas histórias escolares das mulheres pescadoras artesanais da Ilha dos Marinheiros – RS

Kaiser, Suzana

Abstract:

 
A presente investigação se insere na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEDU\FURG e teve como problemática central compreender quais são os processos formadores que se entrelaçam nas histórias escolares das mulheres pescadoras artesanais da Ilha dos Marinheiros, situada às margens da Lagoa dos Patos, na cidade do Rio Grande (RS). A pesquisa justificou-se em virtude da desvalorização do trabalho desenvolvido pelas mulheres pescadoras artesanais dentro do ciclo produtivo pesqueiro artesanal, as quais buscaram a escola novamente em suas vidas por meio de um Projeto de Educação formal destinado a jovens e adultos moradores de uma comunidade tradicional de pesca artesanal. A investigação construída se enquadra na metodologia qualitativa de pesquisa. A produção dos dados constituiu-se de quatro encontros junto a três mulheres pescadoras artesanais e foram utilizados diferentes instrumentos investigativos para produção dos dados: entrevistas semiestruturadas e observações registradas em Diário de Campo. Para a interpretação dos fenômenos investigados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), composta primeiramente pela unitarização dos dados, seguido da categorização dos mesmos, captação do novo emergente e a reconstrução textual. Compreende-se a metodologia de pesquisa como parte integrante da construção contínua de todo o processo investigativo. O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de autores como Maria Cristina Maneschy, Paulo Freire, Caroline Terra de Oliveira, Antônio Diegues, entre outros. Neste estudo foram três as categorias que emergiram: A escola do hoje e a escola do ontem: as experiências escolares das mulheres pescadoras artesanais; A volta à escola para mulheres pescadoras artesanais: construção de sentimentos de emancipação; O que dizem as mulheres pescadoras artesanais sobre a profissão. Nesta última categoria as participantes da pesquisa falaram sobre o que é ser pescadora artesanal e se apresentaram enquanto profissionais da pesca artesanal, assim como reconheceram a atuação das famílias em prol das comunidades tradicionais. Na primeira categoria, os diálogos com as participantes da pesquisa, aliados as interlocuções teóricas possibilitaram a compreensão sobre o que pensam e dizem as mulheres pescadoras artesanais sobre suas experiências escolares, apresentado suas vivências escolares em escolas distintas, porém ambas as experiências compuseram seus processos de escolarização. Contudo, enfatiza-se na segunda categoria que voltar à escola possibilitou novas releituras de mundo para as pescadoras artesanais, fortalecendo a autonomia das mulheres em prol da luta pela valorização da categoria em meio à crise socioambiental enfrentada pelas comunidades pesqueiras tradicionais.
 
This research is part of the Research Education, Languages and Utopias of Post -Graduate Education of the Federal University of Rio Grande line - PPGEDU \ FURG and was the central issue to understand what are the processes that intertwine trainers in school stories women artisanal fishers Island Sailors, situated on the banks of the Lagoa dos Patos in Rio Grande ( RS ). The research was justified due to the devaluation of the work done by women artisanal fishers within the production cycle artisanal fishing, which sought the school again in their lives through a formal Education Project for young people and adults living in a traditional community artisanal fishing. The research built falls in qualitative research methodology. Data production consisted of four meetings with three artisanal fisherwomen and different investigative tools for production data were used: semi-structured interviews and observations recorded in Field Journal. For the interpretation of the investigated phenomena, we used the Textual Discourse Analysis (ATD), composed primarily by unitarization of data, followed by the categorization of the same, capture new and emerging textual reconstruction. We understand the research methodology as part of the ongoing construction of the entire investigative process. The study was based on the theoretical contributions of authors like Maria Cristina Maneschy, Paulo Freire, Caroline Terra de Oliveira, Antonio Diegues, among others. In this study there were three categories that emerged: The school of today and yesterday the school: the school experiences of women artisanal fishers: back to school for women artisanal fishers: building feelings of emancipation; What women say about artisanal fishers profession. In the latter category the research participants spoke about what is artisanal fisher and presented themselves as professionals artisanal fisheries as well as recognized the role of families in favor of traditional communities. In the first category the dialogues with the participants, allies theoretical dialogues provided an understanding about what they think and say artisanal fisherwomen about their school experiences, presented their school experiences in different schools, but both experiences composed their schooling processes. However it is emphasized in the second category, go back to school reinterpretations of possible new world for artisanal fishers strengthening women's autonomy in favor of the struggle for recovery category amid the environmental crisis faced by traditional fishing communities.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)