É preciso ter coragem: um estudo das narrativas de mulheres na política

Ávila, Dárcia Amaro

Abstract:

 
É na busca por compreender a inserção e participação de mulheres na política partidária na contemporaneidade que esta dissertação, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias, tem como objetivo analisar as narrativas de vereadoras de municípios que estão localizados na região sul do Rio Grande do Sul no período de 2009-2012. O corpus de análise constitui-se de entrevistas individuais semiestruturadas com as onze vereadoras participantes a partir da metodologia de investigação narrativa. Partindo das contribuições dos Estudos Culturais e de Gênero em suas vertentes pós-estruturalistas procurou-se problematizar alguns discursos e práticas que emergiram nas narrativas com base nas contribuições da análise do discurso de Michel Foucault. Assim, verificou-se que a representação cultural das mulheres neste campo político está fundamentada em concepções essencialistas do gênero feminino como a sensibilidade. Isso vem provocando discussões na ciência política e nos estudos de gênero a partir de termos como política de ideias, política de desvelo que discutem a presença das mulheres em decorrência ou não desses atributos. O fato é que esses discursos vêm instituindo diferenças na participação de homens e mulheres na política e constituindo formas de ser mulher na política partidária e de fazer política diferenciada das dos homens de forma menos “dura”, “rígida”. Ao debruçar-se na inserção das mulheres nessa esfera pública constatou-se uma trajetória marcada pelas noções de público e privado que impediu ao longo de nossa história a participação das mulheres no campo político e o desenvolvimento de sua cidadania. Além disso, nas narrativas das vereadoras fica evidente que as mulheres não foram constituídas para participarem do que hoje é um direito seu: a esfera pública de decisão da política. Isso foi constatado a partir do convite que foi feito para a candidatura pelos partidos que a partir das cotas partidárias procuraram mais significativamente por mulheres para concorrer. Também se observou neste estudo o capital político de ingresso das mulheres nessa esfera: o capital familiar, capital dos movimentos sociais e capital de ocupação em cargos públicos. Quanto a participação das mulheres no cotidiano de seus mandatos identificamos a dificuldade de ser mulher e política na atualidade. As negociações com os partidos e os colegas, a conciliação entre a família e a vida pública; os focos de atuação dedicados as áreas sociais e nesse destacamos mais significativamente a educação. Por fim, o que pretendemos foi desconfiar da máxima “lugar de mulher não é na política” e conhecer as trajetórias e histórias de mulheres que cotidianamente entre conflitos e disputas lutam pelo seu lugar na esfera pública, pelo exercício de sua cidadania.
 
It’s in the quest for understanding the insertion and participation of women in partisan politics in contemporaneity that this dissertation, in the research line “Cultures, Languages and Utopias”, aims to analyze the narratives of alderwomen of cities that are located in southern Rio Grande do Sul in the period from 2009 to 2012. The corpus of analysis consisted of individual semi-structured interviews with the eleven participant alderwomen using the narrative inquiry methodology. Based on the contributions of Cultural and Gender Studies in its poststructuralist strands, some discourses and practices that emerged in the narratives were problematized based on contributions of discourse analysis of Michel Foucault. Therefore, it was found that the cultural representation of women in this political field is grounded on essentialist conceptions of the female gender like sensitivity. This has led to discussions in political science and gender studies starting from terms like politics of ideas, politics of care, that discuss the presence of women due or not to these attributes. The fact is that these discourses have been establishing differences in the participation of men and women in politics and also constituting ways of being a woman in partisan politics and of doing politics differently from men, in a less "hard”, "rigid" way. By dwelling on the inclusion of women in this public sphere it was found a trajectory marked by the notions of public and private that barred women's participation in politics and the development of their citizenship throughout our history. Moreover, in the narratives of the alderwomen, it is evident that women were not made to participate in what today is their right: the public sphere of political decision. This was verified from the invitation for candidacy that was done by the parties which, from the partisan quotas, sought more significantly for women to compete. Also, in this study it was observed the political capital of entry of women in this sphere: the family capital, social movements’ capital and capital of occupancy in public functions. As for women's participation in the everyday of their mandates, it was identified the difficulty of being a woman and a politician nowadays: the negotiations with the parties and colleagues, the reconciliation between family and public life, the focus of activities dedicated to social areas and here, more significantly, the education is highlighted. Finally, we wanted to question the quote "women's place is not in politics" and to know the trajectories and stories of women who, between conflicts and disputes, are daily fighting for their place in the public sphere, for the exercise of their citizenship.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)