As avaliações externas na percepção dos(as) diretores(as) das escolas municipais de Rio Grande

Freitas, Fabrício Monte

Abstract:

 
O presente trabalho traz uma análise dos impactos e das impressões dos diretores das escolas municipais urbanas da cidade do Rio Grande - RS a respeito das avaliações externas realizadas pela União. A dissertação também discute as relações entre o Estado Avaliador, a qualidade do ensino e as avaliações externas realizadas por meio da Prova Brasil, que, juntamente com os dados de discrepância do fluxo escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. O estudo, de natureza qualitativa exploratório-descritiva, foi realizado junto a vinte e cinco diretores escolares que participaram de uma entrevista semiestruturada, analisada por meio da Análise de Conteúdo, esses diretores foram escolhidos conforme suas disponibilidades. As entrevistas foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisadores como parte do projeto de pesquisa Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: investigando concepções, indicadores e estratégias de articulação no contexto universitário. Para isso, analisamos duas questões em específico: "O que você pensa a respeito dos sistemas nacionais de avaliação, tal como Prova Brasil, e sobre o IDEB?" e "Quais são os impactos dessas avaliações nos professores e alunos? São promovidas mudanças na escola?". Ao final da pesquisa foi realizado um grupo focal com os diretores entrevistados, para que esses tivessem um retorno da pesquisa realizada. Concluímos que os gestores escolares podem mediar os sentidos e significados das avaliações externas junto à comunidade escolar, utilizar os resultados como mecanismo de reflexão sobre as práticas educativas e promover mudanças didático-pedagógicas que contribuam com a qualificação da educação escolar.
 
This study presents an analysis of impacts and impressions of urban municipal schools principals in the city of Rio Grande-RS regarding external evaluations conducted by the State. The thesis also discusses the relationship among the State Evaluator, the quality of teaching and external evaluations conducted by Prova Brasil, which, together with the discrepancy data of school flow, constitutes the Index of Basic Education Development (IDEB). The exploratory-descriptive qualitative study was conducted among twenty-five principals who participated in a semi-structured interview, analyzed through Content Analysis. The interviews were developed by a research group as part of a research project of a larger group of researchers. For this, it was analyzed two issues in particular: "What do you think about the national assessment systems, such as Prova Brazil and IDEB?" and "What are the impacts of these reviews on teachers and students? Are there any changes in schools?" At the end of the study, it was conducted a focus group with the interviewed principals, so they could have a feedback of the survey. At first, it was concluded that the school administrators may mediate the meanings of external reviews with the school community, use the results as a mechanism of reflection on educational practices and promote teaching and pedagogical changes that contribute to the qualification of the education.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)