Abstract:
A dissertação de mestrado aqui apresentada está vinculada ao Programa de Pós Graduação em
Educação – PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, situada na linha de
pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. O objetivo do estudo é contribuir para que os
professores possam pensar em outras práticas de formação docente dentro dos espaços
educativos nos quais atuam, desenvolvendo suas ações pedagógicas, a partir da reflexão sobre
cotidiano docente no coletivo. A pesquisa envolve um grupo de professores que se propôs a
estudar a categoria trabalho e seus entrelaçamentos com o trabalho docente a partir da
perspectiva marxista. Tal grupo organizou-se tendo em vista a metodologia das Rodas de
Formação, conforme a perspectiva de Warschauer, intitulando-se Roda dos Sentidos. Como
corpus de análise foram utilizados os registros escritos em um portfólio coletivo, realizado a
cada semana por um dos professores da Roda. Tal escrita era alternada entre os sujeitos para
que, assim, todos contribuíssem, ao seu modo, na composição dos registros da Roda dos
Sentidos. Foram analisadas as escritas dos anos de 2011 e 2012, buscando-se responder ao
questionamento: ―que significados de formação docente são vivenciados em espaços coletivos
como os da Roda dos Sentidos?‖ A análise dos dados foi inspirada na Análise Textual
Discursiva – ATD, de Moraes e Galiazzi, inicialmente realizou-se a impregnação do material
produzido pelos sujeitos da pesquisa, para então proceder com a unitarização, a construção de
categorias analíticas e a escrita de metatextos. As problematizações realizadas no decorrer da
dissertação foram apontando compreensões sobre a importância da formação docente no
coletivo, constituída pelos estudos e diálogos vivenciados pelos sujeitos envolvidos; a
compreensão das amarras do sistema societário que interferem no trabalho docente,
salientando a necessidade dos professores resgatarem, enquanto categoria, sua capacidade de
luta, seu sentido de união e coletividade no trabalho, fortalecendo suas representatividades
através dos sindicatos; a compreensão da profissão docente como interpelada pelas relações
humanas, ao entrelaçar a construção do conhecimento aos sentimentos como afetividade,
respeito, alegria e esperança, envolvidos nesse processo, estão, nesse sentido, os professores
constituindo sua humana docência. A partir das análises realizadas, compreender-se que as
vivências de estudo e formação na Roda dos Sentidos, proporcionaram momentos de avanços
teóricos, realizados a partir de diálogos sobre o trabalho e o trabalho docente, potencializados
pelos registros escritos e compartilhados nos encontros da Roda, possíveis a partir da
construção do sentido de coletividade, compreendendo-se, assim, a importância dos elos
afetivos na constituição docente.
This Master’s Thesis is attached to the Post Graduation Program in Education (Programa de
Pós Graduação em Educação) — PPGEdu, from Universidade Federal do Rio Grande —
FURG, in the Culture, Language and Utopias line of research. The objective of this paper is to
contribute with the teachers’ collective reflection about other practices for teacher training
inside the schools in which they are working. The research involved a group of teachers
willing to study their work and its connections with the Marxist perspective. It was developed
through ―Teachers’ Training Circles‖, theory defended by Warschauer, which was called
―The Circle of Meanings‖. Entries from a collective portfolio were the analysis corpus,
weekly written by one teacher each week. The writing of the entries was alternated among the
participants so all of them could contribute in their own way in ―The Circle of Meanings‖.
Entries from 2011 and 2012 were analyzed, trying to answer the following question: which
are the teachers’ education meanings experienced in collective spaces as the ones in The
Circle of Meanings? Data analysis was inspired in Discourse Textual Analysis — DTA, from
Moraes and Galiazzi. Initially the researcher was ―impregnated‖ by the material produced by
the subjects. Then, the content was divided in units, building up analytical categories and
meta-texts were written. Questionings made during the thesis were pointing out to
understandings about: the importance of the teacher education in groups, made by studies and
dialogues experienced by the involved subjects; the understanding of how social system ties
interfere in the teachers’ work, highlighting the needs teachers have of developing their
fighting capacity, collectiveness at work, strengthening their representative force through
Teachers’ Union. Also, it pointed out to understandings about how the teachers’ work is
influenced by feelings such as affection, respect, joy and hope, while teachers are building up
their humanitarian teaching. Taking the analisys into consideration, we can understand that
the study experiences and education in The Circle of Meanings provided moments of
theoretical advances, that were made through dialogues about job and teaching, increased by
written registers and shared in the Circle meetings. This was possible because it was built
collectively, being understood, thus, the importance of kind ties in the teaching identity.