Abstract:
A partir da perspectiva de universidade colorida, plural e diversa, este artigo tem como
objetivo realizar uma análise qualiquantitativa da política de inclusão social adotada
pela UESB, compreendida entre os anos de 2009 e 2017, em relação aos povos
indígenas, quilombolas e às pessoas com deficiência. Como procedimentos
metodológicos, utiliza-se da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. A técnica
adotada para o tratamento dos dados é a análise de conteúdo. Entre os achados,
constata-se que: 83% das vagas destinadas a esses sujeitos encontram-se ociosas, 37%
dos que ingressaram foram evadidos e 23% conseguiram concluir os cursos. Entretanto,
ainda que esses dados sejam preocupantes, entende-se que a simples presença de
seguimentos excluídos de lugares que, tradicionalmente, não deveriam lhes pertencer,
representa o início da mudança do paradigma dos estereótipos negativos e a possibilidade de um novo imaginário social acerca dos povos indígenas, dos
quilombolas e das pessoas com deficiência no Brasil.
Desde la perspectiva de una universidad colorida, plural y diversa, este artículo tiene
como objetivo realizar un análisis cualitativo y cuantitativo de la política de inclusión
social adoptada por UESB, de 2009 a 2017, en relación con los pueblos indígenas,
quilombolas y personas con discapacidad. discapacidad Como procedimientos
metodológicos, utilizamos la revisión de la literatura y la investigación documental. La
técnica adoptada para el procesamiento de datos es el análisis de contenido. Entre los
hallazgos, se encuentra que: el 83% de las vacantes para estos sujetos están inactivas, el
37% de los que ingresaron fueron evadidos y el 23% pudo completar los cursos. Sin
embargo, aunque estos datos son preocupantes, se entiende que la mera presencia de
segmentos excluidos de lugares que tradicionalmente no deberían pertenecer a ellos
representa el comienzo del cambio en el paradigma de los estereotipos negativos y la
posibilidad de un nuevo imaginario social sobre pueblos indígenas, quilombolas y
personas con discapacidad en Brasil.
From the perspective of a colorful, plural and diverse university, this article aims to
carry out a qualitative and quantitative analysis of the social inclusion policy adopted by
UESB, from 2009 to 2017, regarding indigenous peoples, quilombolas and people with
disabilities. deficiency. As methodological procedures, we use the literature review and
documentary research. The technique adopted for data processing is content analysis.
Among the findings, it is found that: 83% of the vacancies for these subjects are idle,
37% of those who entered were evaded and 23% were able to complete the courses.
However, although these data are worrying, it is understood that the mere presence of
segments excluded from places that traditionally should not belong to them represents
the beginning of the change in the paradigm of negative stereotypes and the possibility
of a new social imaginary about indigenous peoples, quilombolas and persons with
disabilities in Brazil.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 121-150, Jan/Jun. 2019.