Abstract:
Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos
conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia
perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, os seus desafios e suas
possibilidades. O presente artigo pretende, por intermédio da revisão bibliográfica,
promover interlocuções teóricas e dialogar sobre as potencialidades propostas no livro
de Ribeiro no que se refere a inserir esses debates e mediá-los entre o trabalho docente e
gênero, bem como refletir sobre a maneira de conduzir esses debates. Constata-se
através do estudo que, por meio da introdução do tópico gênero nos mais diferentes
contextos da escola, os professores/as e os educandos são condicionados a reivindicar
por um espaço mais democrático e que abranja e respeite as diversidades.
Bajo una visión interdisciplinaria, el trabajo "La conversación sobre género en la
escuela: aspectos conceptuales y político-pedagógicos", del autor y pedagogo Marcos
Ribeiro, describe las perspectivas del trabajo docente en torno a este tema, sus desafíos
y sus posibilidades. Este artículo pretende, a través de la revisión bibliográfica,
promover diálogos teóricos y diálogos sobre las potencialidades propuestas en el libro
de Ribeiro con respecto a insertar estos debates y mediarlos entre el trabajo docente y el
género, así como reflexionar sobre la forma de conducir estos debates. A través del
estudio se puede ver que, al introducir el tema de género en los contextos más diferentes de la escuela, los docentes y los estudiantes están condicionados a reclamar un espacio
más democrático que abarque y respete la diversidad.
By an interdisciplinary view, the work "The conversation about gender in school:
conceptual and political-pedagogical aspects", by the author and pedagogue Marcos
Ribeiro, outlines perspectives of teaching work around this theme, its challenges and its
possibilities. This article intends, through bibliographic review, to promote theoretical
dialogues and dialogue about the potentialities proposed in Ribeiro's book with regard
to inserting these debates and mediating them between teaching and gender, as well as
reflecting on the way of conduct these debates. It can be seen through the study that, by
introducing the topic of gender in the most different contexts of the school, teachers and
students are conditioned to claim for a more democratic space that embraces and
respects diversity.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 339-352, Jan./Jun. 2020.