Show simple item record

dc.contributor.author Ramos, Edimauro Matheus Carriel
dc.date.accessioned 2023-04-22T02:37:52Z
dc.date.available 2023-04-22T02:37:52Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation RAMOS, E. M. C. Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 339–352, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11342. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11342. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10879
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 339-352, Jan./Jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract Sob um olhar interdisciplinar, a obra "A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e políticos-pedagógicos", do autor e pedagogo Marcos Ribeiro, delineia perspectivas do trabalho docente em torno deste tema, os seus desafios e suas possibilidades. O presente artigo pretende, por intermédio da revisão bibliográfica, promover interlocuções teóricas e dialogar sobre as potencialidades propostas no livro de Ribeiro no que se refere a inserir esses debates e mediá-los entre o trabalho docente e gênero, bem como refletir sobre a maneira de conduzir esses debates. Constata-se através do estudo que, por meio da introdução do tópico gênero nos mais diferentes contextos da escola, os professores/as e os educandos são condicionados a reivindicar por um espaço mais democrático e que abranja e respeite as diversidades. pt_BR
dc.description.abstract Bajo una visión interdisciplinaria, el trabajo "La conversación sobre género en la escuela: aspectos conceptuales y político-pedagógicos", del autor y pedagogo Marcos Ribeiro, describe las perspectivas del trabajo docente en torno a este tema, sus desafíos y sus posibilidades. Este artículo pretende, a través de la revisión bibliográfica, promover diálogos teóricos y diálogos sobre las potencialidades propuestas en el libro de Ribeiro con respecto a insertar estos debates y mediarlos entre el trabajo docente y el género, así como reflexionar sobre la forma de conducir estos debates. A través del estudio se puede ver que, al introducir el tema de género en los contextos más diferentes de la escuela, los docentes y los estudiantes están condicionados a reclamar un espacio más democrático que abarque y respete la diversidad. pt_BR
dc.description.abstract By an interdisciplinary view, the work "The conversation about gender in school: conceptual and political-pedagogical aspects", by the author and pedagogue Marcos Ribeiro, outlines perspectives of teaching work around this theme, its challenges and its possibilities. This article intends, through bibliographic review, to promote theoretical dialogues and dialogue about the potentialities proposed in Ribeiro's book with regard to inserting these debates and mediating them between teaching and gender, as well as reflecting on the way of conduct these debates. It can be seen through the study that, by introducing the topic of gender in the most different contexts of the school, teachers and students are conditioned to claim for a more democratic space that embraces and respects diversity. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Trabajo docente pt_BR
dc.subject Escuela pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.title Ação docente e o diálogo inadiável sobre a diversidade na obra “A conversa sobre gênero na escola”, de Marcos Ribeiro pt_BR
dc.title.alternative Acción docente y el diálogo no inevitable sobre la diversidad en el libro "La charla sobre el género en la escuela", por Marcos Ribeiro pt_BR
dc.title.alternative Teaching action and the unavoidable dialogue on diversity in the book “The talk about gender in school”, by Marcos Ribeiro pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i1.11342 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record