Abstract:
O tema de investigação deste texto é decorrente de preocupações levantadas na prática docente da professora de Estágio Curricular Supervisionado sobre a desarticulação escolar frente à função social da escola na sociedade, compartilhada com os licenciandos do 5º semestre. Estudos apontam para a necessidade dos sujeitos escolares se apropriarem do conhecimento específico permeado pela consciência ambiental, cultural e social. Esse quadro levou a trazer parte dos resultados da pesquisa realizada no Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ-RS, contemplando as interações em aulas de física através de três cenários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa junto a uma turma de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Roque Gonzales-RS. A questão norteadora foi: como a Educação Ambiental está articulada ao ensino de física no que diz respeito ao uso da energia, em especial, sobre as Estratégias de Ensino usadas e interações dos sujeitos escolares para compreender as relações da sociedade com o ambiente? Os resultados revelaram que os professores precisam compreender o complexo espaço-tempo escolar devido função democrática e transformadora, inclusive de dimensão socioambiental em consonância, através da contextualização, imbricados na interação e dialogicidade.
The theme of investigation of this text is related to the concern that appears in the teaching practice of the teacher in the Supervised Academic Trainee program about the school disarticulation between the conceptual significance and problematic environmental, shared with the academic students of the 5th semester. Studies show to the needs for the school subjects to appropriate the scientific knowledge permeated its environmental, cultural and social awareness. This situation brought part of the research results accomplished in the Master Degree of Education in Science at University UNIJUI-RS, contemplating the interactions in Physics classes through three sceneries. This is a qualitative research accomplished with a group of students of the 3rd Year High School in a state school. The guiding question was: How does the Environmental Education is articulated to the teaching of Physics in respect to the use of energy, in special, about the Teaching Strategies used in the interaction of school subjects to understand the relation of the society with the environment? The results shows that the teachers need to understand the complex school space-time due to the formative and transformer function, including the socio-environmental dimension in accordance, trough of different rearing practices imbricated in the interaction and dialogicality.