Abstract:
A pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem
sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu
como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado pelo Estado.
Neste cenário, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável
pela avaliação e por significativa parcela do fomento, bolsa e custeio da pós-
graduação nacional, que tem a tarefa de formar profissionais aptos a atuarem nos
diferentes setores da sociedade, contribuindo para o processo de modernização do
país. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG’s), elaborados a partir de 1975,
contribuíram para a organização do Sistema Nacional de Pós-graduação e com a
indução das políticas prioritárias neste âmbito. Por isso, o presente estudo, objetiva
avaliar os instrumentos criados pela CAPES, voltados para a redução das
assimetrias regionais detectadas em todos os Planos, a partir das orientações do
PNPG-2005-2010; analisar se as estimativas previstas no PNPG-2005-2010, para a
redução dessas assimetrias regionais foram concretizadas e se os resultados
demonstram o êxito dos programas de indução criados pela CAPES, no tocante aos
aspectos dos investimentos, atendimento de demandas e a ampliação do número de
bolsas no período. A pesquisa, de cunho exploratório-descritivo, foi desenvolvida por
meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa indicam que os impactos
dos programas desenvolvidos pela CAPES não foram suficientes para alterar
substancialmente os indicadores que revelam um problema básico de escassez de
recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica nas regiões Norte,
Nordeste e Centro-Oeste.
Postgraduate Education in Brazil is considered one of the most successfull
achievements in the whole education system of the country. Its development occured
as a product of a deliberate planning, conducted and supported by the State. In this
scenario, the Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) is responsible for
the evaluation and for a significant portion of the national postgraduate fostering,
scholarship and funding, which has the task of traning professional able to act in
direrent sectors of the society, contributing to the process of country´s modernization.
The National Postgraduate Plans (PNPG´s), developed since 1975, contributed for
the organization of the National Postgraduate System as well as for the induction of
priority policies in this regard. Therefore, the present study´s purpose is to evaluate
the instruments created by CAPES, focused on reducing the regional asymmetries
found in all the plans, based on PNPG´S 2005-2010 guidelines; check whether the
forecast provided by the PNPG 2005-2010 to reduce the regional disparities have
been implemented and if the results demonstrate the success of the plans created by
CAPES, with regard to investments, meeting demands and increasing the number of
the scholarships granted during the period. The research, exploratory-descriptive
research was developed through desk research. The outcome indicated that the
results were not enough to substatially change indicators, that reveal a basic problem
of human resources shortage for the scientific and technological research, in the
north, northeast and midwest regions.