Adentrando espaços escolares: análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual

Cruz, Pâmela Cian da; Desidério, Ricardo

Abstract:

 
A sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL, 1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados. Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva, visando uma Educação Sexual emancipatória e responsável, que possibilite ao aluno ser um sujeito ativo frente a sua própria sexualidade. Pensando nisso, buscou-se analisar a partir de uma pesquisa do Estado da Arte as produções acadêmicos-científicas em 15 (quinze) Dissertações de Mestrado na área da Educação Sexual apontando principalmente para os avanços em pesquisas, dentre as mais diferentes perspectivas dos trabalhos que vem sendo realizados no campo da Educação Sexual. Contudo, nota-se que cada trabalho, direciona-se para os progressos ocorridos em sala de aula, bem como a repercussão construída a partir de trabalhos na área da sexualidade, o que sem dúvidas, poderão servir de base para o aprimoramento de novos estudos e pesquisas no campo da Educação Sexual.
 
La sexualidad, propuesta como tema transversal por el PCN (BRASIL, 1997), todavía está rodeada por tabúes y prejuicios, de los cuales necesitan ser desmitificados. Sin embargo, existen avances significativos que contribuyen de forma positiva para los alumnos, visando una Educación Sexual emancipatoria y responsable, que posibilite al alumno ser un sujeto activo frente a su propia sexualidad. Pensando en ello, se buscó analizar a partir de una investigación del Estado del Arte las producciones académicas-científicas en 36 (treinta y seis) Disertaciones de Maestría en el área de la Educación Sexual. Para ello, la elección se dio en el Máster en Educación Sexual de la Universidad Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Araraquara-SP, primer Programa de Postgrado Stricto Sensu en Educación Sexual en Brasil. En el caso de la educación sexual, se debe tener en cuenta que, para los progresos ocurridos en el aula, así como la repercusión construida, que podrán servir de base para el perfeccionamiento de nuevos estudios e investigaciones en el campo de la Educación Sexual.
 
Sexuality, proposed as a cross-cutting theme by the PCN (BRASIL, 1997), is still surrounded by taboos and prejudices, of which need to be demystified. However, there are significant advances that contribute positively to the students, aiming at an emancipatory and responsible Sexual Education, which enables the student to be an active subject facing their own sexuality. Thinking about this, we sought to analyze from a State of the Art research the academic-scientific productions in 36 (thirty-six) Master's Dissertations in the area of Sexual Education. Therefore, the choice was made in the Master in Sexual Education of the Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus of Araraquara-SP, the first Stricto Sensu Post-graduation Program in Sexual Education in Brazil. Thus pointing to the progress made in the classroom, as well as the repercussion built, which may serve as a basis for the improvement of new studies and research in the field of Sexual Education.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 205-224, Jan/Jun. 2019.

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