dc.contributor.author |
Cruz, Pâmela Cian da |
|
dc.contributor.author |
Desidério, Ricardo |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-16T00:33:35Z |
|
dc.date.available |
2023-05-16T00:33:35Z |
|
dc.date.issued |
2019-09-11 |
|
dc.identifier.citation |
CRUZ, P. C. da.; DESIDÉRIO, R. Adentrando espaços escolares: análise de dissertaçoes em programa de mestrado em educação sexual. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 205–226, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9007. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9007. Acesso em: 5 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10958 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 205-224, Jan/Jun. 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A sexualidade, proposta inicialmente como tema transversal pelo PCN (BRASIL,
1997), ainda é rodeada por tabus e preconceitos, dos quais precisam ser desmistificados.
Entretanto, existem avanços significativos que contribuem de forma positiva, visando
uma Educação Sexual emancipatória e responsável, que possibilite ao aluno ser um
sujeito ativo frente a sua própria sexualidade. Pensando nisso, buscou-se analisar a
partir de uma pesquisa do Estado da Arte as produções acadêmicos-científicas em 15
(quinze) Dissertações de Mestrado na área da Educação Sexual apontando
principalmente para os avanços em pesquisas, dentre as mais diferentes perspectivas dos
trabalhos que vem sendo realizados no campo da Educação Sexual. Contudo, nota-se
que cada trabalho, direciona-se para os progressos ocorridos em sala de aula, bem como
a repercussão construída a partir de trabalhos na área da sexualidade, o que sem
dúvidas, poderão servir de base para o aprimoramento de novos estudos e pesquisas no
campo da Educação Sexual. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
La sexualidad, propuesta como tema transversal por el PCN (BRASIL, 1997),
todavía está rodeada por tabúes y prejuicios, de los cuales necesitan ser
desmitificados. Sin embargo, existen avances significativos que contribuyen de
forma positiva para los alumnos, visando una Educación Sexual emancipatoria
y responsable, que posibilite al alumno ser un sujeto activo frente a su propia
sexualidad. Pensando en ello, se buscó analizar a partir de una investigación del Estado del Arte las producciones académicas-científicas en 36 (treinta y
seis) Disertaciones de Maestría en el área de la Educación Sexual. Para ello, la
elección se dio en el Máster en Educación Sexual de la Universidad Estadual
Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Araraquara-SP,
primer Programa de Postgrado Stricto Sensu en Educación Sexual en Brasil. En
el caso de la educación sexual, se debe tener en cuenta que, para los progresos
ocurridos en el aula, así como la repercusión construida, que podrán servir de
base para el perfeccionamiento de nuevos estudios e investigaciones en el
campo de la Educación Sexual. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Sexuality, proposed as a cross-cutting theme by the PCN (BRASIL, 1997), is still
surrounded by taboos and prejudices, of which need to be demystified. However, there
are significant advances that contribute positively to the students, aiming at an
emancipatory and responsible Sexual Education, which enables the student to be an
active subject facing their own sexuality. Thinking about this, we sought to analyze
from a State of the Art research the academic-scientific productions in 36 (thirty-six)
Master's Dissertations in the area of Sexual Education. Therefore, the choice was made
in the Master in Sexual Education of the Paulista State University "Júlio de Mesquita
Filho" - UNESP, Campus of Araraquara-SP, the first Stricto Sensu Post-graduation
Program in Sexual Education in Brazil. Thus pointing to the progress made in the
classroom, as well as the repercussion built, which may serve as a basis for the
improvement of new studies and research in the field of Sexual Education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertações |
pt_BR |
dc.subject |
La sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Disertaciones |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Sex education |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertations |
pt_BR |
dc.title |
Adentrando espaços escolares: análise de dissertações em programa de mestrado em educação sexual |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Adentrando espacios escolares: análisis de disertaciones en programa de maestrado en educación sexual |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Addressing school spaces: analysis of dissertations in a master program in sexual education |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |