As abordagens sobre vocabulário durante leitura de livros infantis : um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município de Rio Grande/RS

Nobrega, Thais Fernandes Ribeiro

Abstract:

 
Esta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o modo como professores do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Rio Grande/RS abordam o vocabulário em situações de leitura de livro de história infantil para as crianças. Para isso, utilizei como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, que conforme indica Minayo (1994), preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificada. Como perspectiva teórica utilizei as contribuições de Vygotsky (1989, 1996), Piaget (1987, 1998) e Tomasello (2003), quanto à discussão sobre aquisição de linguagem; Cagliari (2000), Frith (1985), Ellis (1995) e Mousinho (2004) para discutir leitura e sua aquisição pelas crianças; Paiva (2008), Zilberman (2003), Kleiman (1995, 2013), no que se refere ao uso do livro de história infantil na escola; Moreira (1984), Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010), Rosemberg e Sarlé (2015), no que diz respeito ao ensino do vocabulário em momentos de leitura de histórias infantis. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2015 e 2016, com cinco professores do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal do Rio Grande. Por meio de pesquisa não participante, realizei observações de situações de leitura de histórias infantis em sala de aula. Além disso, entrevistei os professores e propus a análise de duas situações-problemas. Os resultados da pesquisa indicam que o momento de leitura de histórias infantis pelos docentes foi pouco significativo para o ensino do vocabulário, embora tenha sido identificado que eles fazem uso de estratégias propostas por Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010) e Moreira (1984) que favorecem o ensino do mesmo. Foi possível perceber que entre os participantes existe a generalização de um entendimento comum sobre o que é ampliação do vocabulário. Porém, os professores parecem desconhecer a importante relação da aprendizagem do vocabulário e o processo de alfabetização, bem como o fato de que os livros de histórias infantis podem ser um excelente instrumento de trabalho para esse fim.
 
This Masters thesis shows the results of a study which aimed to investigate how teachers of the first grades in Rio Grande/RS, Brazil, address the vocabulary in reading situations of children's books for children. Its methodological perspective was a qualitative approach which, according to Minayo (1994), takes into account the reality that cannot be quantified. Its theoretical perspectives included contributions given by Vygotsky (1989, 1996), Piaget (1987, 1998) and Tomasello (2003), regarding the discussion about language acquisition; Cagliari (2000), Frith (1985), Ellis (1995) and Mousinho (2004), concerning reading and its acquisition by children; Paiva (2008), Zilberman (2003) and Kleiman (1995, 2013), in relation to the use of childrens books in schools; and Moreira (1984), Rosemberg (n.d.), Stein and Rosemberg (2010) and Rosemberg and Sarlé (2015), about vocabulary teaching while reading stories. I carried out this study with five first grade teachers who teach in public city schools in Rio Grande from 2015 to 2016. By applying non-participant observation, I watched classes in which stories were read to the children. Besides, I interviewed the teachers and proposed the analysis of two problem situations. Results of the study show that the moments in which teachers read stories to the children were not very significant to teach vocabulary, even though I had noticed that the teachers used strategies - which favor its teaching - proposed by Rosemberg (n.d.), Stein and Rosemberg (2010) and Moreira (1984). I could perceive that the teachers share a common understanding of what vocabulary broadening is. However, they do not seem to know the important relation between vocabulary learning and the literacy process and the fact that childrens books may be an excellent tool to reach this target.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)