Adolescentes: Corpos inscritos pelo gênero e pela cultura do consumo.

Quadrado, Raquel Pereira

Abstract:

 
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Linha de Pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as), com o objetivo de investigar como a cultura consumista vem sendo inscrita nos corpos dos/as adolescentes, constituindo modos de ser e identidades. Para tanto, analisei narrativas de adolescentes, alunos/as do Ensino Médio, de uma Escola Estadual do Município de Rio Grande/RS. Essas narrativas foram produzidas a partir da metodologia de Grupo Focal, constituído a partir do curso Papo de Adolescente. Nesse estudo, estabeleci conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, dialogando com autores como Bauman, Baudrillard, Canclini, Fischer, Foucault, Hall, Louro, Neckel, Goellner, Sant’Anna, Santos, Silva, Souza, Veiga-Neto, entre outros. Entendo que a sociedade capitalista reforça uma cultura de consumo que vem produzindo “necessidades” individuais e coletivas cada vez maiores, (re)produzindo e valorizando discursos como o da saúde, do sexo, da beleza, da juventude, entre outros. Esses discursos vêm interpelando de modo especial, os/as adolescentes, inscrevendo-se em seus corpos e constituindo as suas identidades. Ao proceder os movimentos de análise, optei por percorrer, inicialmente, todos os encontros do referido curso a fim de analisar a multiplicidade de discursos e estratégias presentes nas narrativas, que vêm produzindo os corpos desses/as adolescentes, ensinando-lhes modos de ser e estar no mundo. Em seguida, analisei as narrativas referentes a dois eixos temáticos que emergiram: gênero e consumo. O curso Papo de Adolescente possibilitou o estabelecimento de uma comunidade de interlocutores – adolescentes e pesquisadora – que através das suas narrativas tiveram a oportunidade de problematizar, discutir, construir e reconstruir alguns significados a respeito dos corpos e da sociedade de consumo. As narrativas produzidas evidenciaram algumas inscrições da cultura de consumo nos corpos dos/as adolescentes participantes da pesquisa, tais como as inscrições de gênero, de beleza, de “normalidade”, de “padrões” de consumo e de sexualidade. Também foi possível perceber efeitos dos discursos que circulam nas diversas instâncias e pedagogias culturais, como a família, a escola e, sobretudo, a mídia, e que vêm engendrando formas “legítimas” de pensar e viver a adolescência, instituindo “padrões” de consumo “característicos” deste grupo social. As análises feitas dão indícios da centralidade que o consumo vem ocupando nas relações sociais e na produção de significados nas diversas instâncias da vida contemporânea. Lugar de distinção simbólica, de afirmação de pertencimento a grupos sociais e de construção de identidades, o consumo vem fabricando adolescentes generificados e inscrevendo em seus corpos as marcas da sua cultura.
 
This dissertation has been produced in the Program of Masters degree in Environmental Education, in the Line of Research on Environmental Education: Teaching and Formation of Educators, aiming at investigating how the consuming culture has been engraved in the body of the adolescents, constituting identities and living standards. To do so, I analyzed adolescents' narratives, from students at high school in a public school in the city of Rio Grande/RS. Those narratives were produced starting from the methodology of Focal Group, built in the course Teenagers´ chat. In this study, I established connections with the Cultural Studies, in their post-structuralist branches, dialoguing with authors like Bauman, Baudrillard, Canclini, Fischer, Foucault, Hall, Louro, Neckel, Goellner, Sant'Anna, Santos, Silva, Souza, Veiga-Neto, among others. It is understood that the capitalist society reinforces a consumption culture that has increasingly produced individual and collective “needs”, (re)producing and valuing discourses such as the ones concerning to health, sex, beauty, youth, among others. Such discourses are approaching the adolescents in such a way that they have been constituted in different ways, so that it is molding their bodies and producing their identities. Proceeding to the movements of analysis, initially, I decided to look through all the meetings of the course “Teenagers´talk” in order to analyze the multiplicity of discourses and present strategies in the narratives, which produce the bodies of these adolescents, teaching them standards of living and acting in the world. Afterwards, I conducted a study on the narratives referring to two thematic categories that emerged: gender and consumption. The course Teenagers´chat enabled us to set a community of interlocutors -adolescents and the researcher–so that we could problematize through the narratives, to discuss, to build and to reconstruct some meanings regarding to the bodies and consumer society. The narratives have evidenced some registrations of the consumption culture in the bodies of the adolescents who took part in the research, such as the register of gender, of beauty, of “normality”, of “patterns” of consumption and of sexuality. It was also possible to notice effects of the discourses that circulate in the several instances and cultural pedagogies, such as the family, the school and, above all, the media, and that are engendering “legitimate” forms of thinking and living for the adolescence, instituting “patterns” of consumption considered “typical” so as to speak, of this social group. The analyses points out the centrality consumption is taking in the social relationships and in the production of meanings in the several instances of the contemporary life. Place of symbolic distinction, of statement of belonging to social groups and of building identities, the consumption is manufacturing adolescents gendered and carving in their bodies the marks of this culture.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)