A Educação Ambiental no cotidiano docente dos anos iniciais de uma escola pública estadual no município do Rio Grande, RS

Costa, Kelly Pinheiro Varnes

Abstract:

 
Esta dissertação é resultado do processo de estudo para buscar compreender a Educação Ambiental na prática docente das professoras dos Anos Iniciais de uma escola estadual no município do Rio Grande, RS. Nesse intuito, elencou-se o problema de pesquisa para conhecer e investigar qual proposta de Educação Ambiental cerceia a práxis docente e o que as impede de trabalhar conscientemente para a emancipação dos sujeitos. Embasando-nos no Materialismo Histórico Dialético, em Paulo Freire e Enrique Leff, tornou-se basilar analisar as contradições existentes nas práticas das professoras e compreender as situações-limite que dificultam o desenvolvimento de práticas que favoreçam a efetivação da Educação Ambiental Crítica. Apoiamo-nos no estudo da legislação que assegura a Educação Ambiental, na transversalidade do currículo escolar e nos teóricos. Esta pesquisa consistiu-se no estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação com entrevistas semiestruturadas. A Análise de Conteúdo de Laurence Bardin das quatro entrevistas com as professoras e um Encontro Dialógico Coletivo nos assentiram investigar a essência de suas externações. Entendemos que as professoras produzem saberes ambientais no seu cotidiano docente por meio de ações políticas sociais pontuais. Assim, identificamos que a Educação Ambiental Conservacionista e a Pragmática cerceiam a sua práxis, pois ainda não compreendem de que maneira é possível desenvolver ações contínuas e ininterruptas para assegurar a Educação Ambiental Crítica na transversalidade do currículo escolar. No entanto, há possibilidades de que, por meio da formação pedagógica constante, a macrotendência Crítica se enraíze no cotidiano docente das professoras dos Anos Iniciais.
 
Esta disertación es resultado del proceso de estudio en la búsqueda de comprender la Educación Ambiental en la práctica docente de las profesoras de los Años Iniciales de una escuela estadual en el municipio de Rio Grande, RS. Con ese fin, se eligió el problema de investigación con la finalidad de conocer e investigar qué propuesta de Educación Ambiental cercena la praxis docente y lo que les impide trabajar conscientemente para la emancipación de los sujetos. Basándonos en el Materialismo Histórico Dialéctico, en Paulo Freire y Enrique Leff, se tornó fundamental analizar las contradicciones existentes en las prácticas de las profesoras y comprender las situaciones-límites que dificultan el desarrollo de prácticas que favorezcan la efectividad de la Educación Ambiental Crítica. Nos apoyamos en el estudio de la legislación que asegura la Educación Ambiental, en la transversalidad del currículo escolar y en los teóricos. Esta investigación consistió en el estudio del referencial teórico-metodológico, con énfasis en el método cualitativo de investigación con entrevistas semiestructuradas. La Análisis de Contenido de Laurence Bardin de las cuatro entrevistas con las profesoras y un Encuentro Dialógico Colectivo nos aceptaron investigar la esencia de sus externaciones. Entendemos que las profesoras producen saberes ambientales en su cotidiano docente por medio de acciones políticas sociales puntuales. Así, identificamos que la Educación Ambiental Conservacionista y la Pragmática restringen su praxis, porque todavía no comprenden cómo es posible desarrollar acciones continuas e ininterrumpidas para asegurar la Educación Ambiental Crítica en la transversalidad del currículo escolar. Sin embargo, hay posibilidades de que, por medio de la formación pedagógica constante, la macrotendencia Critica se arraigue en el cotidiano docente de las profesoras de los Años Iniciales.
 
This dissertation is the result of the study process in order to understand the Environmental Education in the teaching practice of the teachers of the Initial Years of a state school in the city of Rio Grande, RS. With this purpose, the research problem was listed in order to know and investigate which proposal of Environmental Education curbs the teaching praxis and what prevents them from working consciously for the emancipation of the subjects. Based on the Dialectical Historical Materialism, Paulo Freire and Enrique Leff, it became essential to analyze the existing contradictions in the practices developed by the teachers and understand the situations-limits that hinder the development of practices that favor the effectiveness of Critical Environmental Education. We rely on the study of legislation that ensures Environmental Education in the transversality of the school curriculum and the theorists who base these writings. This research consisted in the study of the theoretical-methodological framework, with emphasis on the qualitative method research with semi-structured interview. The Content Analysis of Laurence Bardin of four interviews with the teachers and a Collective Dialogic Meeting agreed to investigate the essence of their externations. We understand that the teachers produce environmental knowledge in their daily teaching through punctual social policy actions. Thus, we identified that Environmental Conservation Education and Pragmatics restrict your practice, because they do not yet understand how it is possible to develop continuous and uninterrupted actions to ensure Critical Environmental Education in the transversality of the school curriculum. However, there are possibilities that, through constant pedagogical training, the Critical macrotendency is rooted in the daily teaching of teachers of the Early Years.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)