Educação Ambiental na Formação de Professores da Educação Básica: serpentes e conservação da biodiversidade

Campos, Gabriel Leite dos Santos

Abstract:

 
As ações antrópicas têm pressionado de várias formas os habitats e a biodiversidade, consequentemente, ocasionado um aumento no número de acidentes ofídicos e causado mortandade de serpentes. Nesse contexto, a ofidiofauna é uma realidade presente no estado da Paraíba e no município de PatosPB. Pela capacidade de transformação, a Educação Ambiental tende a atuar como mecanismo para prevenção de acidentes e conservação da biodiversidade. Dessa forma, este estudo teve como objetivo a analisar como os contextos das serpentes e da Educação Ambiental estão inseridos nas escolas, bem como, dialogar com professores(as) como parte do processo de formação para para inserir essas temáticas nas atividades de Educação Ambiental no cotidiano de escolas de educação básica. Para isso, foi realizada: (I) uma análise de conteúdo em Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas municipais e em livros didáticos de ciências do 7º, 8º e 9º ano, na busca por palavras-chave que estão associadas a temática, (II) a aplicação de um questionário semiestruturado e (III) a realização de um curso de formação com professores da educação básica. No que diz respeito aos resultados, de forma geral, os PPP não contemplam aspectos relacionados à Educação Ambiental e as serpentes, mas propõem uma formação crítica e interdisciplinar ao educando. Esse resultado mostra o desinteresse das comunidades educativas diante dos acidentes com serpentes e à conservação da biodiversidade. Os livros didáticos contribuem com práticas pedagógicas críticas e interdisciplinares, como também contextualizam outras palavras-chave analisadas, principalmente, no que diz respeito ao meio ambiente. O livro do 7º ano apresenta todas as palavras-chave que permitem a abordagem da educação ambiental ao tema das serpentes com um enfoque complexo desde as causas da perda de habitat, sua necessária conservação e as possibilidades de sua consideração na saúde pública. No entanto, os livros do 8º e 9º ano não apresentam algumas palavras-chave. O questionário indicou que a maioria dos professores entrevistados reconhece a importância de trabalhar a Educação Ambiental no ensino formal e que apresentaram concepções complexas sobre a temática das serpentes. Já o curso de formação proporcionou um diálogo construtivo sobre Educação Ambiental e o contexto das serpentes, direcionando para um desenvolvimento crítico de cooperação e comprometimento socioambiental dos professores. Portanto, este estudo ressalta e propõe a relevância do ensino da Educação Ambiental sobre as serpentes em virtude da necessidade de uma compreensão crítica sobre as ações antrópicas, como no conhecimento de informações para prevenção de acidentes e conservação da biodiversidade. De forma geral, o trabalho desenvolvido apresentou resultados satisfatórios quanto às análises realizadas referentes às temáticas, se configurando como uma base importante para inclusão da temática nas práticas pedagógicas.
 
Anthropogenic actions have pressured habitats and biodiversity in various ways, consequently causing an increase in the number of ophidic accidents and causing death of snakes. In this context, ophidiofauna is a reality present in the state of Paraíba and in the municipality of Patos-PB. Due to its capacity for transformation, Environmental Education tends to act as a mechanism for preventing accidents and conserving biodiversity. Thus, this study aimed to analyze how the contexts of snakes and Environmental Education are inserted in schools, as well as, to dialogue with teachers as part of the training process to insert these themes in Environmental Education activities in the daily life of basic education schools. For this, we carried out: (I) a content analysis in Pedagogical Political Projects (PPP) of municipal schools and in science textbooks of the 7th, 8th and 9th grade, in the search for keywords that are associated with the theme, ( II) the application of a semi-structured questionnaire and (III) the realization of a training course with basic education teachers. With regard to the results, in general, the PPP do not include aspects related to Environmental Education and snakes, but propose a critical and interdisciplinary training for the student. This result shows the lack of interest of educational communities in the face of accidents with snakes and the conservation of biodiversity. Textbooks contribute with critical and interdisciplinary pedagogical practices, as well as contextualize other analyzed keywords, mainly with regard to the environment. The 7th year book presents all the keywords that allow the approach of environmental education to the subject of snakes with a complex focus from the causes of habitat loss, their necessary conservation and the possibilities of their consideration in public health. However, the 8th and 9th grade books do not have some keywords. The questionnaire indicated that most of the teachers interviewed recognized the importance of working on Environmental Education in formal education and that they had complex concepts about snakes. The training course provided a constructive dialogue on Environmental Education and the context of snakes, leading to a critical development of cooperation and socio-environmental commitment of teachers. Therefore, this study emphasizes and proposes the relevance of teaching Environmental Education about snakes due to the need for a critical understanding of anthropic actions, such as knowledge of information for accident prevention and biodiversity conservation. In general, the work carried out showed satisfactory results regarding the analyzes carried out regarding the themes, becoming an important basis for the inclusion of the theme in pedagogical practices.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)