Abstract:
As ações antrópicas têm pressionado de várias formas os habitats e a
biodiversidade, consequentemente, ocasionado um aumento no número de
acidentes ofídicos e causado mortandade de serpentes. Nesse contexto, a
ofidiofauna é uma realidade presente no estado da Paraíba e no município de PatosPB. Pela capacidade de transformação, a Educação Ambiental tende a atuar como
mecanismo para prevenção de acidentes e conservação da biodiversidade. Dessa
forma, este estudo teve como objetivo a analisar como os contextos das serpentes e
da Educação Ambiental estão inseridos nas escolas, bem como, dialogar com
professores(as) como parte do processo de formação para para inserir essas
temáticas nas atividades de Educação Ambiental no cotidiano de escolas de
educação básica. Para isso, foi realizada: (I) uma análise de conteúdo em Projetos
Políticos Pedagógicos (PPP) de escolas municipais e em livros didáticos de ciências
do 7º, 8º e 9º ano, na busca por palavras-chave que estão associadas a temática, (II)
a aplicação de um questionário semiestruturado e (III) a realização de um curso de
formação com professores da educação básica. No que diz respeito aos resultados,
de forma geral, os PPP não contemplam aspectos relacionados à Educação
Ambiental e as serpentes, mas propõem uma formação crítica e interdisciplinar ao
educando. Esse resultado mostra o desinteresse das comunidades educativas
diante dos acidentes com serpentes e à conservação da biodiversidade. Os livros
didáticos contribuem com práticas pedagógicas críticas e interdisciplinares, como
também contextualizam outras palavras-chave analisadas, principalmente, no que
diz respeito ao meio ambiente. O livro do 7º ano apresenta todas as palavras-chave
que permitem a abordagem da educação ambiental ao tema das serpentes com um
enfoque complexo desde as causas da perda de habitat, sua necessária
conservação e as possibilidades de sua consideração na saúde pública. No entanto,
os livros do 8º e 9º ano não apresentam algumas palavras-chave. O questionário
indicou que a maioria dos professores entrevistados reconhece a importância de
trabalhar a Educação Ambiental no ensino formal e que apresentaram concepções
complexas sobre a temática das serpentes. Já o curso de formação proporcionou
um diálogo construtivo sobre Educação Ambiental e o contexto das serpentes,
direcionando para um desenvolvimento crítico de cooperação e comprometimento
socioambiental dos professores. Portanto, este estudo ressalta e propõe a
relevância do ensino da Educação Ambiental sobre as serpentes em virtude da
necessidade de uma compreensão crítica sobre as ações antrópicas, como no
conhecimento de informações para prevenção de acidentes e conservação da
biodiversidade. De forma geral, o trabalho desenvolvido apresentou resultados
satisfatórios quanto às análises realizadas referentes às temáticas, se configurando
como uma base importante para inclusão da temática nas práticas pedagógicas.
Anthropogenic actions have pressured habitats and biodiversity in various ways,
consequently causing an increase in the number of ophidic accidents and causing
death of snakes. In this context, ophidiofauna is a reality present in the state of
Paraíba and in the municipality of Patos-PB. Due to its capacity for transformation,
Environmental Education tends to act as a mechanism for preventing accidents and
conserving biodiversity. Thus, this study aimed to analyze how the contexts of
snakes and Environmental Education are inserted in schools, as well as, to dialogue
with teachers as part of the training process to insert these themes in Environmental
Education activities in the daily life of basic education schools. For this, we carried
out: (I) a content analysis in Pedagogical Political Projects (PPP) of municipal
schools and in science textbooks of the 7th, 8th and 9th grade, in the search for
keywords that are associated with the theme, ( II) the application of a semi-structured
questionnaire and (III) the realization of a training course with basic education
teachers. With regard to the results, in general, the PPP do not include aspects
related to Environmental Education and snakes, but propose a critical and
interdisciplinary training for the student. This result shows the lack of interest of
educational communities in the face of accidents with snakes and the conservation of
biodiversity. Textbooks contribute with critical and interdisciplinary pedagogical
practices, as well as contextualize other analyzed keywords, mainly with regard to
the environment. The 7th year book presents all the keywords that allow the
approach of environmental education to the subject of snakes with a complex focus
from the causes of habitat loss, their necessary conservation and the possibilities of
their consideration in public health. However, the 8th and 9th grade books do not
have some keywords. The questionnaire indicated that most of the teachers
interviewed recognized the importance of working on Environmental Education in
formal education and that they had complex concepts about snakes. The training
course provided a constructive dialogue on Environmental Education and the context
of snakes, leading to a critical development of cooperation and socio-environmental
commitment of teachers. Therefore, this study emphasizes and proposes the
relevance of teaching Environmental Education about snakes due to the need for a
critical understanding of anthropic actions, such as knowledge of information for
accident prevention and biodiversity conservation. In general, the work carried out
showed satisfactory results regarding the analyzes carried out regarding the themes,
becoming an important basis for the inclusion of the theme in pedagogical practices.