Abstract:
O presente relato busca divulgar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas aulas de
História sobre as questões de gênero, com o intuito de proporcionar discussões que
permitam refletir sobre o tema, buscando a igualdade e o respeito às diversidades
existentes em nossa sociedade. O tema escolhido foi sobre os relacionamentos abusivos,
sendo desenvolvido em duas turmas de 8º ano e uma turma de 9º ano do turno
vespertino da E.M.E.F. Wanda Rocha Martins, localizada no Balneário Cassino, na
cidade do Rio Grande, RS com o objetivo de fazer com que os/as estudantes
reconheçam um relacionamento abusivo e os tipos de violência sofrida pelas mulheres,
bem como, as atitudes que precisam ser tomadas.
El presente relato busca divulgar los trabajos que vienen siendo desarrollados en las
clases de Historia sobre las cuestiones de género con el propósito de proporcionar
discusiones que permitan reflexionar sobre el tema buscando la igualdad y el respeto a
las diversidades existentes en nuestra sociedad. El tema elegido fue sobre las relaciones
abusivas siendo desarrollado en dos grupos de 8º año y una clase de 9º año del turno
vespertino de la E.M.E.F. Wanda Rocha Martins, ubicada en el Balneario Cassino, en la
ciudad de Rio Grande, RS con el objetivo de hacer que los / las estudiantes reconozcan
una relación abusiva y los tipos de violencia sufrida por las mujeres, así como las
actitudes que hay que tomar.
The present report seeks to disseminate the work that has been developed in history
classes on gender issues in order to provide discussions that allow us to reflect on the
theme in order to achieve equality and respect the existing diversity in our society. The
chosen topic was about the abusive relationships being developed in two classes of 8th
grade and a 9th grade class of the evening shift of E.M.E.F. Wanda Rocha Martins,
located at the Casino Spa in the city of Rio Grande, Rio Grande do Sul State, Brazil,
with the aim of making students recognize an abusive relationship and the types of
violence suffered by women, as well as the attitudes that need to be taken.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 184-189, Jul./Dez. 2018.