IE - Instituto de Educação
Browse by
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.
Sub-communities within this community
Collections in this community
-
IE - Artigos publicados em periódicos
-
IE - Livros e capítulos de livros
-
IE - Outras publicações
Produtos educacionais e outros -
IE - Trabalhos apresentados em eventos
Recent Submissions
-
Grupo de consumo responsável e educação ambiental crítica: estudo de caso dos produtores que compõem o armazém de economia popular solidária
(2024-01-31)A desumanização promovida pelo modo de vida capitalista passa pela alienação entre a humanidade e a natureza gerando a degradação ambiental e social. No entanto, há grupos que se movimentam dialeticamente em contradição ... -
Educação ambiental e filosofia: infâncias como experiências de invenção de problemas
(2024-01-31)Nosso trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado, elaborada no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como objetivo problematizar como o exercício ... -
Educação ambiental não formal e Organização não Governamental de cunho social: incentivo a ações futuras
(2024-01-31)A pesquisa apresentada se refere à dissertação elaborada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande. A mesma foi desenvolvida em uma Organização Não Governamental (ONG) ... -
Educação ambiental, educação estética e comunicação não-violenta: A(re) conexão com o ser para qualificar o fazer do docente
(2024-01-31)O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada no Mestrado em Educação Ambiental na Universidade Federal de Rio Grande-FURG, estando inserida na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) ... -
Contaminação no extremo sul do Brasil e leste uruguaio, ontem e hoje: agronegócio, conflitos e educação ambiental
(2024-01-30)O atual modelo de desenvolvimento agropecuário/agrícola, denominado agronegócio, tem se colocado, desde o final dos anos 70 do século passado até os dias atuais, como a principal base de influência nas formas de ser, ... -
Se faz sentir, faz sentido: narrativas de uma educação física estético-ambiental
(2024-01-31)A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (as) Ambientais - EAEFE, do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, e tem como objetivo geral compreender ... -
Outras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS
(2024-01-30)Esta dissertação foi construída a partir de vivências e resistências com as comunidades indígenas Mbya-Guarani, Tekoa Y’yrembé e Tekoa Para Roké. Realizou-se um mergulho junto a esses povos para apreender alguns dos seus ... -
Educação ambiental crítica nos processos de transição para agricultura de base agroecológica em Morro Redondo (RS)
(2024-01-31)A partir deste trabalho o objetivo foi compreender como ocorrem os processos de transição para agricultura de base agroecológica entre agricultores (as) familiares da Organização de Controle Social Renascer de Morro ... -
Uma escola à beira da lagoa: percepções culturais sobre a comunidade pesqueira e potencialidades para educação ambiental
(2024-01-31)O presente trabalho integra a linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores Ambientais. Aborda a temática das relações que se estabelecem entre escola e comunidade em um contexto de pesca artesanal, ... -
Formação continuada de professores de uma escola bilíngue: diálogos tramados com a educação ambiental crítica
(2024-01-31)A presente dissertação de mestrado é resultado do processo desenvolvido com um grupo de professores que constituem o Corpo Docente de uma Escola Municipal Bilíngue no Município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Aborda ... -
Sonoridades pampeanas: A música na perspectiva da educação estético-ambiental
(2024-01-30)O reconhecimento da diversidade étnica, regional e cultural, como potentes agentes de cidadania no âmbito do Estado/Nação, é importante. Neste sentido, ações e relações de ordem estético-ambiental foram visualizadas como ... -
A educação ambiental na educação infantil contida no documento orientador curricular do território riograndino
(2024-01-30)O presente estudo teve como fenômeno de pesquisa a Educação Infantil Pública Municipal no Documento Orientador Curricular do Território Riograndino da BNCC, no que tange à transversalidade da Educação Ambiental nos ... -
(Re) existências ambientais no grupo de agroecologia Econorte de São José do Norte (RS): diálogos entre educação ambiental e agroecologia
(2024-01-30)A presente pesquisa tem como temas a educação ambiental e a agroecologia e foi construída com as (os) participantes do grupo de agroecologia Econorte do município de São José do Norte, Rio Grande do Sul (RS). O objetivo ... -
Por uma educação transformadora, criativa e ecológica: diálogos transdisciplinares entre educação ambiental, arte e agroecologia
(2024-01-30)A dissertação intitulada “Por uma educação transformadora, criativa e ecológica: diálogos transdisciplinares entre Educação Ambiental, Arte e Agroecologia”, emerge de pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa “Educação ... -
A relação da educação ambiental com o processo de formação das lideranças comunitárias na pesca artesanal no sul do Rio Grande do Sul
(2024-01-30)O trabalho objetivou compreender a formação social das lideranças na pesca artesanal, no território dos municípios da Lagoa Mirim e do estuário da Lagoa dos Patos. Embasado na teoria da educação ambiental crítica e no ... -
Educação ambiental com professores: diálogos emergentes acerca da práxis pedagógica na educação básica do Brasil e da Colômbia
(2024-01-30)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino ... -
Maria da Graça da Silva Amaral: trajetória de uma educadora popular ambiental negra na constituição do movimento negro do Rio Grande
(2024-01-30)O presente trabalho procurou investigar se a trajetória de vida de Maria da Graça da Silva Amaral enquanto protagonista do movimento negro da cidade do Rio Grande poderia ser compreendida a partir do espaço da Educação ... -
Anarquismo e Educação Ambiental: contribuições a partir de Piotr Kropotkin, Murray Bookchin e da pedagogia libertária
(2024-01-30)Nesta dissertação são abordadas questões referentes às possibilidades de contribuição dos aportes teóricos libertários em relação à Educação Ambiental. Portanto, este trabalho se insere na linha de Fundamentos da Educação ... -
A educação ambiental crítica e a justiça autocompositiva: um estudo de caso do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Rio Grande/RS
(2024-01-30)Essa dissertação Intitulada “A Educação Ambiental Crítica e a Justiça Autocompositiva: um estudo de caso do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Rio Grande/RS”, apresenta relevância no sentido de propor ... -
Os catadores e a cadeia produtiva de reciclagem: uma análise no cenário capitalista
(2024-01-26)Esta dissertação revela o trabalho realizado com vistas à conclusão do mestrado em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Propôs-se, a partir das ...