Formação acadêmica do enfermeiro na perspectiva ecossistêmica.

Cecagno, Diana

Abstract:

 
Objetivou-se analisar os projetos pedagógicos (PP) das Instituições de Ensino Superior(IES) que oferecem Cursos de Enfermagem da Região Sul do RS/Brasil e as aplicadas em Múrcia/Espanha em interação com o ecossistema e os principais resultados alcançados com essas propostas. Para conhecer e compreender as relações do ecossistema de formação acadêmico do enfermeiro, o referencial filosófico escolhido para fundamentar esta tese foi o Pensamento Ecossistêmico. Trata-se de estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio dos métodos documental e entrevista, em seis IES. Foram considerados documentos os PP dos cursos, e, na sua ausência, a matriz curricular vigente. A entrevista semi-estruturada foi realizada com vinte e quatro participantes, dois docentes e dois acadêmicos de cada IES. Realizou-se a análise qualitativa dos dados documentais e das entrevistas por meio da técnica AC e, para cada categoria, foi realizada uma análise quantitativa com a utilização do aplicativo computacional SPSS. As categorias que emergiram foram: Perfil dos os participantes da pesquisa; Base Filosófica Institucional; Base Epistemológica dos PPs na formação acadêmica do enfermeiro; Base Legal dos PPs na formação acadêmica do enfermeiro que possibilitaram o entendimento das vertentes que subsidiaram e direcionaram a implementação dos atuais PPs dos cursos e seu suporte no poder decisório; Base Metodológica dos PPs na formação acadêmica do enfermeiro que permitiu o emergir do contexto sócio-demográfico-cultural, administrativo e didático-pedagógico em cada uma das Instituições estudadas e a Aplicabilidade de um PP emergente na formação acadêmica do enfermeiro, com base no Pensamento Ecossistêmico que vislumbrou, por meio dos resultados, sinalizações tênues, não claras, mas com possibilidades de transformar o processo de ensino aprendizagem. Tomando por base o Pensamento Ecossistêmico, para entender o contexto é necessário abandonar a idéia fragmentada da análise das partes e apreender o seu conjunto como um todo. Assim, embora didaticamente as categorias estejam separadas, não foi possível percebê-las de forma isolada, pois formam uma totalidade/unidade. A contextualização das seis IES pesquisadas, em relação ao tempo e espaço, em que cada uma se situa, facilitou a compreensão do Pensamento Ecossistêmico em relação à formação acadêmica do enfermeiro em cada uma delas. O entendimento dos pressupostos sistêmicos, permitiu enxergar bifurcações, mas com convergência ao equilíbrio, sinalizando algumas tendências com perspectivas dinâmicas, integradas e interconectadas para o processo de ensino aprendizagem na formação do enfermeiro. Essa convergência interrelacional leva a pensar na possibilidade de alcançar, mesmo que a longo prazo, uma estrutura mais flexível, espiralada, substituindo a piramidal que ainda se encontra presente nas IES que oferecem o curso de Enfermagem. Neste sentido, a análise dos PPs, com base nos princípios do Pensamento Ecossistêmico evidenciou que o processo de ensino aprendizagem, quanto as inovações realizadas e as transformações alcançadas ainda necessitam adequações em cada uma das IES para tornar-se mais dinâmica, criativa, centrando o processo ensino aprendizagem no acadêmico, tornando-o mais participativo e levando em consideração o ecossistema no qual a IES se insere e se constitui como parte integrante.
 
This study aimed to analyze the pedagogic projects of Higher Education Institutions that offer nursing courses in the Southern Region of RS/Brazil and the applied in Murcia/Spain in interaction with the ecosystem and the main results achieved with these proposals. To know and understand the ecosystem relationships of the academic nursing education, the philosophical reference chosen to support this thesis was the Ecosystem Thought. Descriptive, exploratory study with quantitative and qualitative approach. Data collection was performed by means of documentary and interview methods in six HEI. The PP documents of the course were considered, and, in their absence, the current curriculum. A semi-structured interview was obtained with twenty-four participants, two professors and two students from each HEI.To perform the quantitative and qualitative analysis of documentary data and interviews by AC and for each category, a quantitative analysis was performed using the SPSS computer application. The from this these categories have emerged: Profile of participants; Philosophical Base Institutional; Epistemological foundation of PPs in academic nursing education; Legal Basis of PPs in academic nursing education that allowed the understanding of the aspects that supported and directed the implementation of existing PPs courses and its support in decision-making; Methodological basis of PPs in academic nursing education that allowed the emergence of socio-demographic-cultural, administrative and didactic-pedagogic context in each of the institutions studied and the applicability of an emerging ecosystem PP in academic nursing education based on Ecosystem Thought that glimpsed through the results, subtle signs, not clear, but with the potential to transform the teaching-learning process. Based on the Ecosystem Thought, understanding the context is necessary to abandon the fragmented idea of the analysis of the parts and to grasp the whole as a whole, so although categories are didactically separated, we could not see them in isolation, because they form a totality/unit. The contextualization of the six HEIs surveyed in relation to time and space, where each one is located, has facilitated the understanding of the Ecosystem Thought in relation to the academic education of nurses in each of them. Understanding the systemic assumptions allowed to see bifurcations, but with convergence to equilibrium, signaling some trends with dynamic, integrated and interconnected perspectives to the process of teaching and learning in nursing education. This interrelation convergence leads to think about the possibility of achieving, even in a long term, a more flexible structure, spiral, replacing the pyramid that is still present in HEIs which offer the Nursing course. In this sense, the analysis of PPs, based on the principles of the Ecosystem Thought, showed that the process of teaching and learning, as innovations made and the changes achieved, still require adjustments in each of the HEIs to become themselves more dynamic, creative, and centering learning process in the academic, making it more participatory and taking into account the ecosystem in which HEI is part and constitutes an integral part.
 

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  • EENF – Doutorado em Enfermagem (Teses)