Narrativas de amadurecimento subversivas na literatura jovem brasileira: a formação da identidade queer na obra de Vitor Martins

Rosa, Henrique Fernandes da

Abstract:

 
A presente dissertação analisa dois romances jovens de Vitor Martins, Quinze dias (2017) e Um milhão de finais felizes (2018), focando no processo de amadurecimento subversivo e formação de uma identidade queer dos personagens das obras. Essa pesquisa está filiada à área de História da Literatura, pois busca revisar um cânone da literatura para jovens, além de considerar a produção literária brasileira contemporânea. Para a análise, separei cada narrativa em cinco tópicos – a família, a amizade, o amor, a cultura e o eu – buscando entender de que forma os personagens centrais de cada obra amadurecem à medida que se relacionam com as temáticas mencionadas, além de explorar o vínculo estabelecido com as questões queer. Para a revisão teórica desta dissertação, busco apoio nos estudos acerca da literatura infantil, da literatura jovem e da young adult literature estadunidense, objetivando encontrar correlações com os livros de Martins. Além disso, sobre a subversão e a teoria queer, tenho como base as pesquisas de Michel Foucault e Judith Butler, focando nos assuntos que me levam a conceituar subversão, repressão sexual e heteronormatividade.
 
The present text consists in analyzes of two young adult novels written by Vitor Martins, Quinze dias (2017) and Um milhão de finais felizes (2018), focusing on the subversive coming of age process and character‘s queer identity formation. This research is affiliated to the History of Literature area, as it seeks to review a middlegrade and young adult canon, in addition to consider Brazilian contemporary literary production. For the analysis, I separated each narrative in five topics - family, friendship, love, culture and their own selves - in order to understand how the process of coming of age occurs in the main characters of each story, how it is related to the mentioned themes and, moreover, how it is established with the queer matters. For the theoretical revision, I find support in studies about children‘s literature, middle-grade literature and North-American YA (young adult) literature, looking after correlations in Vitor Martins‘ books. Furthermore, considering the concepts of subversion and queer theory, I used as foundation Judith Butler and Michel Foucault‘s studies, focusing on the subjects that conceptualize subversion, sexual repression and heteronormativity.
 

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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)