Abstract:
Objetivo: investigar as barreiras percebidas à prática de atividade física (AF) entre
escolares do ensino médio de uma instituição federal sul do Brasil. População alvo:
estudantes do ensino médio de um instituto federal de ensino do sul do Brasil.
Delineamento: estudo transversal. Desfecho: barreiras percebidas à prática de
atividade física pelo instrumento de Santos et al. (2009) validade e desenvolvido
para adolescentes. O desfecho foi operacionaliza em número de barreiras. Processo
amostral: não houve, pois o estudo foi constituído por todos os escolares do ensino
médio de um instituto federal. Delineamento transversal. Utilizou-se questionário
autoaplicável para investigar as barreiras à prática de AF na faixa etária de 14-20
anos. Foi realizado Teste Exato de Fisher, para investigar diferenças entre a
percepção de barreiras e as variáveis independentes, e Regressão de Poisson tendo
como desfecho o número de barreiras percebidas. Resultados: Participaram do
estudo 508 estudantes, com idade média de 17,3 anos (DP=1,3), 51,2% meninos. As
barreiras à prática de AF mais prevalentes foram: ter muitas tarefas (62,9%); preferir
fazer outras coisas (60,4%); falta de tempo (59,3%) e preguiça (50,6%). Pertencer ao
grupo feminino, ao tercil mais pobre do índice de bens e ao último ano do ensino
médio (EM) aumentou a probabilidade de relato de barreiras à prática de AF.
Contudo, gostar das aulas de educação física (EF) diminuiu a probabilidade de relato
de barreiras. Conclusões: os achados direcionam para ações no grupo feminino,
estudantes do último ano do EM e a grupos mais pobres.
Objective: To investigate the perceived barriers to physical activity (PA) practice
among high school students from a federal institution in southern Brazil. Target
population: High school students from a federal education institute in southern
Brazil. Design: cross-sectional study. Outcome: perceived barriers to physical activity
practice by the instrument of Santos et al. (2009) validity and developed for
adolescents. The outcome was operationalized in number of barriers. Sample
process: none, because the study consisted of all high school students from a federal
institute. Cross-sectional design. A self-administered questionnaire was used to
investigate the barriers to PA practice in the age group of 14-20 years. Fisher's exact
test was performed to investigate differences between the perception of barriers
and the independent variables, and Poisson Regression with the outcome as the
number of perceived barriers. Results: The study included 508 students, with an
average age of 17.3 years (SD = 1.3), 51.2% boys. The most prevalent barriers to PA
were: having many tasks (62.9%); prefer to do other things (60.4%); lack of time
(59.3%) and laziness (50.6%). Belonging to the female group, the poorer tertile of the
property index and the last year of high school (MS) increased the likelihood of
reporting barriers to PA. However, enjoying PE classes decreased the likelihood of
reporting barriers. Conclusions: the findings point to actions in the female group,
senior students from MS and to poorer groups.