Abstract:
Uma visão geral da problemática relacionada ao uso de tintas anti-incrustantes de segunda
e terceira gerações na América do Sul é apresentada no presente trabalho. Para tanto, foram
inicialmente realizadas revisões sobre o tema e, posteriormente, delineados objetivos
visando preencher as lacunas de conhecimento identificadas. Como resultados, verificou-se
que a costa da América do Sul encontra-se atualmente impactada de forma difusa pela
utilização de tintas anti-incrustantes contendo TBT, sendo os terminais portuários, as
marinas e os estaleiros localizados ao longo do litoral as principais fontes desse composto
para o ambiente, visto que a ocorrência de imposex em populações de gastrópodes está
intimamente relacionada a essas áreas. Adicionalmente, a baía de Paranaguá (Brasil), baía
de Guanabara (Brasil), região portuária de Mar del Plata (Argentina), Bahia Blanca
(Argentina), Puerto Deseado (Argentina), baía de São Vicente (Chile), e região portuária
de Callao (Perú) foram identificados como “hot spots” da contaminação por COE na
América do Sul. Porém, os níveis desses compostos, bem como o impacto produzido pelo
seu uso continuam desconhecidos para zonas costeiras da Colômbia, Venezuela, Suriname,
Guiana, Guiana Francesa, Uruguai e norte do Chile. Com relação aos níveis de biocidas de
segunda e terceira gerações detectados em sedimentos, verificou-se que o Golfo de
Guayaquil (Equador), Golfo Novo (Argentina) e estuário da Lagoa dos Patos (Brasil)
encontram-se moderadamente impactados pela contaminação por TBT oriundo de sistemas
anti-incrustantes, havendo, entretanto, indícios de aportes antigos, ou de uma rápida
degradação de TBT, associados a aportes recentes menos expressivos, o que indicaria uma
possível tendência geral de redução para os sistemas aquáticos sul-americanos. Além disso,
irgarol e diuron não parecem ser os biocidas preferenciais presentes nos novos sistemas
anti-incrustantes que substituem as tintas de segunda geração na América do Sul. Sendo
assim, os níveis ambientais de biocidas utilizados em tintas anti-incrustantes de terceira
geração permanecem desconhecidos para toda a costa da América do Sul. Finalmente, com
base no conhecimento adquirido é possível afirmar que as áreas atualmente impactadas por
COE serão provavelmente as mesmas áreas que futuramente serão afetadas pelos biocidas
utilizados em anti-incrustantes de terceira geração.
An overview on the problems related to antifouling paints of second and third generations
in coastal areas of South America is presented in the current work. Initially, this subject
was reviewed and then some studies specifically addressed the main deficiencies in
knowledge. In conclusion, South American coast areas can be considered as diffusely
impacted by the use of TBT-based antifouling paints. Harbor terminals, marinas and
shipyards were identified as the main sources of this contamination, since the imposex
occurrence in gastropod populations is closely related to those areas. Additionally, "hot
spots" for BT contamination were identified at Paranaguá bay (Brazil), Guanabara bay
(Brazil), Mar del Plata harbor (Argentina), Bahia Blanca (Argentina), Puerto Deseado
(Argentina), San Vicente bay (Chile) and Callao harbor area (Peru). However, there is still
no information about BT levels and imposex for the coastal areas of Colombia, Venezuela,
Suriname, French Guiana, Guyana, Uruguay and northern Chile. Based on the present
study about second and third generation anti-fouling biocides, the estuarine areas of Gulf
of Guayaquil (Ecuador), Gulf Nuevo (Argentina) and the Patos Lagoon estuary (Brazil)
can be considered as moderately contaminated by TBT. Even so, the degradation indexes
and less intense recent contributions of TBT are indicating a possible general decreasing
trend for South American aquatic systems. Furthermore, diuron and irgarol are probably
not the preferred biocides used in new anti-fouling paints at South America. Thus,
environmental levels of booster biocides used in third generation antifouling paints remain
unknown for the South America coast. Finally, based on the information gathered so far, it
is possible to state that the very same areas currently impacted by BTs would be the ones
affected by the booster biocides used in third generation antifouling paints.