A corporeidade do olhar em Manoel de Barros: a experiência estética com a natureza

Cunha, Yanna Karlla Honório Gontijo

Abstract:

 
Esta tese propõe evidenciar como a corporeidade latente na visão estética da natureza, na produção poética de Manoel de Barros, desperta-nos para novos modos de ser e estar no mundo. Afastando-se das concepções e das imagens de natureza cristalizadas pela tradição lírica brasileira, enquanto cenário e representações vinculadas a uma utilidade, o poeta convida-nos a uma viagem de ascensão à infância em busca de reencontrar a força criadora do devir da linguagem, do homem e da natureza. Para ajudar-nos percorrer os caminhos dessa viagem imaginária, foram indispensáveis a abordagem da atitude corpórea como criadora de sentido da fenomenologia proposta por Merleau-Ponty, o ponto vista da complexidade debatida por Edgar Morin, a urgente articulação das três ecológicas propostas por Felix Guattari, as concepções de imagem expostas por Georges Didi-Huberman, Gaston Bachelard e Octavio Paz, dentre outros. Desse modo, nota-se que longe de aprisionar os sentidos dos poemas analisados, a seleção desse corpus contribuiu para reforçar a imagem de uma natureza que religa e articula o social, o humano e o ambiente.
 
Esta tesis propone mostrar cómo la corporeidad latente en la visión estética de la naturaleza, en la producción poética de Manoel de Barros, nos despierta a nuevas formas de ser y estar en el mundo. Alejándose de lãs concepciones e imágenes de la naturaleza, cristalizadas por la tradición lírica brasileña, como escenario y representaciones vinculadas a una utilidade, el poeta nos invita a un viaje de ascensión a la infancia en busca de redescubrir la fuerza creativa del devenir del lenguaje. del hombre y la naturaleza. Para ayudarnos a navegar por los caminos de este viaje imaginario, fue esencial abordar la actitud corpórea como creadora del sentido de la fenomenología propuesta por Merleau-Ponty, desde el punto de vista de la complejidad discutida por Edgar Morin, la articulación urgente de los tres ecológicos propuestos por Felix Guattari, las concepciones de imagen expuestas por Georges Didi-Huberman, Gaston Bachelard y Octavio Paz, entre otros. Así, se observa que lejos de aprisionar los significados de los poemas analizados, la selección de este corpus contribuyó a reforzar la imagen de una naturaleza que conecta y articula lo social, lo humano y el medio ambiente.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Doutorado em Letras - (Teses)