As atividades de compreensão auditiva na aquisição dos aspectos fônicos do espanhol: análise de livros didáticos destinados ao ensino médio.

Moraes, Kellen Benites de Oliveira

Abstract:

 
Este estudo almeja salientar a importância do ensino da pronúncia e da variação linguística a partir de análise de atividades de compreensão auditiva, disponíveis na coleção didática de espanhol, Sentidos en lengua española, de Luciana Maria Almeida de Freitas e Elzimar Goettenauer de Marins Costa, destinada ao 1o, 2o e 3o ano do ensino médio, da rede pública da cidade de Rio Grande, e também apresentar propostas complementares à coleção, a fim de mostrar aos professores como poderiam ser desenvolvidos, em sala aula, tanto os aspectos fônicos como a variação linguística do espanhol a partir de atividades auditivas disponíveis nos livros didáticos. Nossa perspectiva é a de que o aluno que conhece os aspectos fônicos da LE certamente terá mais segurança ao produzir os sons da língua estrangeira, para isso, ele deve ter maior proximidade com o idioma através de recursos auditivos, que servirão para compreender a língua e para praticar o idioma. A pesquisa tem como base os documentos orientadores da educação: Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), bem como os estudos de Hualde et al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b), Lipski (2009) e Gil Fernández (2007), que abordam a variação linguística e a fonologia do Espanhol. O estudo revela que as atividades de compreensão auditiva e relativas à oralidade possuem espaço reduzido nos livros analisados, diferentemente das atividades de compreensão leitora e escrita que aparecem em maior quantidade. Também, identificamos que os aspectos fônicos do espanhol e a abordagem da variação linguística não são abordados nos livros, embora apareçam recursos que poderiam contribuir para este ensino. Esperamos que o estudo auxilie no ensino/aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira, no sentido de enfatizar os recursos auditivos como meios de ensino da oralidade da língua.
 
This study aims to highlight the importance of teaching pronunciation and linguistic variation by analyzing listening comprehension activities available in the Spanish didactic collection: Sentidos en lengua española, written by Luciana Maria Almeida de Freitas and Elzimar Goettenauer de Marins Costa. This research is focused on the 1st, 2nd and 3rd of high school in the public education system of the city of Rio Grande. We also present complementary proposals to the collection to show teachers how the phonic aspects and linguistic variation of Spanish could be developed in the classroom using the listening activities available in the textbooks. Our perspective is that the student who knows the phonic aspects of LE will certainly have more confidence when producing the sounds of the foreign language. For this reason, the student must have greater proximity to the language through auditory resources, which will serve to understand the language and to practice the language. This researching is based on the guiding documents of education: Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio (2018), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013), Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), as well as the studies of Hualde et al. (2010), Alvar (2009a), Alvar (2009b), Lipski (2009) and Gil Fernández (2007), which address linguistic variation and phonology of Spanish. This study reveals that listening and speaking activities have little space in the books analyzed, while reading comprehension and writing activities appear more often. Also, we identified that the phonic aspects of Spanish and the approach to linguistic variation are not addressed in the books, although resources that could contribute to this teaching do appear. We hope that this study will help in the teaching/learning of Spanish as a Foreign Language, in the sense of emphasizing auditory resources as a means of teaching the orality of the language.
 

Description:

Dissertação de Mestrado.

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  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)