O uso de materiais concretos no ensino da matemática nas primeiras etapas de escolarização
Abstract:
O presente trabalho visa discutir os resultados de um projeto que esta sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)em parceria com a Escola Municipal João de Deus Collares de São José do Norte/RS. O projeto envolveu nove pesquisadores da FURG e trinta e quatro professores das séries iniciais que atuam na escola. No decorrer do artigo é apresentada a proposta do projeto evidenciando a metodologia empregada nas oficinas propostas, articulada a utilização de material concreto para o ensino de conceitos matemáticos. A seguir, é realizada uma análise prévia das concepções dos professores sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais, realizada a partir do relato desses durante as oficinas. Com base nesses relatos iniciais pretende-se conhecer as percepções e dificuldades dos professores acerca do ensino da Matemática e com isso, repensar as oficinas subsequentes. O intuito é oferecer subsídios para que esses professores definam caminhos que vislumbrem novas práticas pedagógicas em sala de aula para qualificar o ensino de Matemática e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções; tornar a aprendizagem significativa; e possibilitar a utilização do conhecimento científico em situações do cotidiano. Por fim, é feita uma retomada do trabalho que está sendo realizado, na intenção de contribuir na qualificação dos docentes pela apropriação de estratégias pedagógicas para utilização de material concreto; tornar a Matemática significativa pela sua contextualização em situações do cotidiano; aumentar os índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); estreitar os laços da universidade com a rede pública de ensino e possibilitar a formação acadêmica complementar dos licenciandos envolvidos no projeto.