Abstract:
Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar
o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua
possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero.
Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação
aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante
quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se
concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos
à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais
e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal
e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos
veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a
indiferença pelo meio ambiente. Discutir a qualidade dos conteúdos que, através dos
programas infantis vêm sendo inculcados nas crianças, deve ser atitude usual entre familiares
e educadores, pois questões de educação ambiental e eqüidade de gênero estão relacionadas
entre si, são veiculadas pela mídia e interferem na formação da personalidade das crianças.
It is exploratory study, descriptive, qualitative approach, in order to analyze the content of the
messages contained in children's programs, broadcast on television and their possible
influence on the formation of environmental awareness and equity of gender. To that end,
there were three selected television broadcasters, identified by A, B and C, with open
programming and great influence nationally. The recordings were made in VHS tapes.
Chosen is the part of the morning, for four days every other week, because during this period
the focus of many programs aimed at children. The data were subjected to analysis of content,
emerging three distinct moments: animation, auditorium; Trade; Cartoons. For each tried to
understand the dimensions educational, verbal and visual, looking for the attitude of the
characters. It was found that the contents served by the programs analyzed whipping violence,
consumerism and indifference to the environment. Discuss on the quality of content that
through the programs children are being taught in children, should be usual attitude among
families and educators, as issues of environmental education and gender identity are linked
with each other and with the content media, through participation the latest in the continuing
training of the personality of children.