Abstract:
Objetivou-se analisar diferenças e semelhanças na concepção do que seja uma assistência ideal às adolescentes
em um centro obstétrico, de acordo com a categoria funcional dos trabalhadores de um hospital universitário do Sul do Brasil. Estudo qualitativo, realizado com 23 trabalhadores efetivos, no período de julho de 2008 a fevereiro de 2009. Os dados foram coletados mediante entrevista, a partir da seguinte questão: O que você considera que é uma assistência ideal em um centro obstétrico? Foi efetuada a análise temática dos dados, estabelecendo uma comparação
com a política de humanização do parto. Emergiram dois temas: estrutura organizacional do centro obstétrico e
assistência ideal ao parto; e estrutura relacional do centro obstétrico e assistência ideal ao parto. Evidencia-se que a
concepção dos trabalhadores sobre a assistência ideal ao parto se coaduna com o ideário de atenção humanizada, no
entanto alguns aspectos importantes ainda precisam ser incorporados.
This paper aims at analyzing differences and similarities found in hospital staff’s perception of ideal assistance to adolescents in an obstetric center of a teaching hospital in the South of Brazil. Qualitative study, conducted with 23 health workers, from July, 2008 to February, 2009. Data were collected through interviews prompted by the following question: What do you consider ideal care to be in an obstetric center? A thematic analysis of data was carried out and set on a
comparative basis with the politics of humanizing delivery. Two themes emerged: organizational structure of the obstetric
center and ideal assistance during delivery; and relational structure of the obstetric center and ideal assistance during
delivery. It is evident that employees’ notion of ideal care during delivery turns out to be consistent with the ideals of human
attention, although some important aspects still need to be incorporated.
El objetivo fue analizar las diferencias y similitudes en la concepción de lo que sea un cuidado ideal para las adolescentes en un centro obstétrico, según la categoría funcional de los trabajadores de un hospital universitario del Sur de Brasil. Estudio cualitativo, realizado con 23 empleados efectivos en el período de julio de 2008 a febrero de 2009. Los datos se obtuvieron a través de entrevistas, a partir de la siguiente pregunta: ¿Lo que usted considera una asistencia ideal en centro obstétrico? Fue hecho un análisis temático de los datos, comparándose con la política de humanización del parto. Emergieron dos temas: estructura de organización del centro obstétrico y asistencia ideal al parto; y estructura relacional del centro obstétrico y
asistencia ideal al parto. Se evidencia que la concepción de los trabajadores sobre la asistencia al parto se coaduna con el ideario
de atención humanizada, sin embargo algunos aspectos importantes también necesitan ser incorporados.