Abstract:
OBJETIVOS: Detectar a significação do ato de doar sangue e elementos ligados à decisão de tornar-se um doador; conhecer as dúvidas ligadas à doação e opiniões quanto à organização do serviço; identificar estratégias mais eficientes para o desenvolvimento de um programa de doação voluntária e a relevância da relação profissional-usuário na conquista de doadores voluntários e habituais.
MÉTODOS: Estudo qualitativo de natureza exploratória. Os sujeitos foram 15 doadores voluntários de um banco de sangue. Foram realizadas entrevistas de janeiro a março de 2007, que foram gravadas e transcritas.
RESULTADOS: A doação é um ato solidário e salvador de vidas; as motivações refletem interesses pessoais e humanitários; deve-se informar e educar a população; a atitude do profissional influencia o comportamento do doador.
CONCLUSÕES: Torna-se indispensável desenvolver uma comunicação para reduzir medos e motivar as pessoas bem como desenvolver uma filosofia de atendimento apoiada na humanização das relações para a fidelização de doadores voluntários.
Objectives: To understand the meaning of being a blood donor, to describe fears of blood donors regarding blood donation and
organization of blood banks, and identify strategies to increase recruitment of voluntary and habitual blood donors. Methods: This was
a qualitative exploratory study. Participants consisted of 15 voluntary blood donors from a local blood bank. Data were collected
through taped interviews from January 2007 to March 2007. Results: Blood donation is a solidarity and life saving act. Motivation to
donate blood reflected the donor s personal and human decision. There is a need to inform and educate the population regarding blood
donation. Attitude of health care professionals can influence the behaviors of blood donors. Conclusions: There is a need to develop
communication strategies to reduce fear and to motivate donation of blood. In addition, there is a need to develop a philosophy of care based on humanization to increase recruitment of voluntary and habitual blood donors.
Objetivos: Detectar el significado del acto de donar sangre y de los elementos ligados a la decisión de tornarse un donador; conocer las
dudas ligadas a la donación y opiniones sobre la organización del servicio; identificar estrategias más eficientes para el desarrollo de un
programa de donación voluntaria y la relevancia de la relación profesional-usuario en la conquista de donadores voluntarios y habituales.
Métodos: Estudio cualitativo de naturaleza exploratoria. Los sujetos fueron 15 donadores voluntarios de un banco de sangre. Fueron
realizadas entrevistas de enero a marzo de 2007, que fueron grabadas y transcritas. Resultados: La donación es un acto solidario y salvador
de vidas; las motivaciones reflejan intereses personales y humanitarios; se debe informar y educar a la población; la actitud del profesional
influye sobre el comportamiento del donador. Conclusiones: es indispensable desarrollar una comunicación para reducir miedos y
motivar a las personas así como desarrollar una filosofía de atención apoyada en la humanización de las relaciones para obtener la fidelidad de los donadores voluntarios.