Abstract:
Ao discutir os métodos e competências necessárias para cada profissional envolvido no processo de produção de material didático, o presente trabalho problematiza a produção de conteúdo instrucional para o curso de graduação em Pedagogia-Licenciatura, oferecido na modalidade a distância, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Assim, enfatiza que através dos conhecimentos específicos, além das competências e capacidades necessárias para que o material instrucional possa ter seus objetivos contemplados, a Equipe Multidisciplinar da
FURG tem buscado constituir outra cultura de Educação a Distância – EaD no Brasil,
pautando o processo formativo e o material instrucional por categorias como qualidade e
excelência de recursos e de conteúdo. O trabalho não tem a pretensão de instituir-se como um guia, mas uma reflexão das experiências construídas ao longo destes dois primeiros semestres de produção de material para o referido curso.
This article discusses the production of instructional content for the course of doctor of pedagogy offered in the distance mode by the Federal University of Rio Grande through the Open University System of Brazil, UAB. Discuss this article the methods and skills required for each professional involved in this process. Through the expertise, in addition to the skills and capabilities necessary for the instructional material might have included their goals is that the multidisciplinary team will have its work completed and with excellence, and this is one of the conclusions of that work. The work does not aim to be a guide rather a reflection of the characteristics observed during the construction process of instructional material to UAB in FURG.