Aspectos psicológicos do raciocínio lógico-matemático na geometria plana: um estudo sobre as influências dos conteúdos na construção da inteligência
Resumo
O ensino da geometria plana nas séries finais do Ensino Fundamental é, muitas vezes, desprovido de sentido. Os professores
optam por práticas pedagógicas que se fundamentam em algoritmos, sem preocuparem-se com os processos mentais que
estão envolvidos na construção do pensamento geométrico. Essa pesquisa vale-se da Epistemologia Genética para investigar como
adultos que frequentaram a escola e obtiveram êxito no ensino de geometria elaboram significações a propósito de problemas que envolvem o cálculo da área e do perímetro de figuras planas. Os dados indicam que a totalidade dos entrevistados é capaz de realizar o cálculo através do algoritmo, mas muito poucos apresentam explicações elaboradas. Os modelos de significação são os mais variados e dirigem-se de um pensamento baseado
exclusivamente na percepção até a explicação logicomatemática dos conceitos envolvidos.
Descrição
Palavras-chave
Epistemologia Genética, Modelos de Significação, Pensamento Lógico-matemático
Citação
SILVA, J. A.. Aspectos psicológicos do raciocínio lógico-matemático na geometria plana: um estudo sobre as influências dos conteúdos na construção da inteligência. Inter-ação, v. 35, p. 101-130, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13142/8537>. Acesso em: 16 nov. 2011.
