Abstract:
O presente trabalho tem por finalidade abordar, em aspectos psicogenéticos, a importância da construção das noções de tempo e espaço na Educação Infantil. A criança, desde muito cedo, procura se adaptar ao espaço e ao tempo em que está situada. As primeiras estruturas mentais se constroem em função das coordenações do corpo no espaço e das sequências temporais das ações. Sendo então a criança um ser ativo, acreditamos que podem ser desenvolvidas práticas pedagógicas na Educação Infantil que se ocupem do desenvolvimento da inteligência. Muitas vezes, os professores ficam temerosos em desenvolver atividades que propiciem a construção das noções de espaço e tempo, dada a dificuldade de abordagem. Além das práticas de cuidado, a Educação Infantil também está envolvida no desenvolvimento cognitivo dos pequenos, e a construção das noções de tempo e espaço pode auxiliar nessa tarefa.
This work aims to address in psychogenetic aspects, the importance of the construction of notions of time and space in Child Education. The child, too early, looking forward to adapt to space and time in which it is located. The first mental structures are built according to the coordination of the body in space and the temporal sequences of actions. Since then the child be an active, we believe that teaching can be developed on Child Education dealing with the development of intelligence. Often, teachers are afraid to develop activities that provide the construction of notions of space and time, given the difficulty of approach. In addition to the practices of care, early childhood education is also involved in the cognitive development of small and construction of notions of time and space can assist in this task.