Abstract:
O estudo da durabilidade de blocos de concreto massa utilizados em molhes de proteção em ambientes marítimos possibilita a incorporação de fibras ao concreto para a obtenção de ganhos razoável na resistência à compressão e boa resistência à tração. Para um bom resultado no uso de fibras, estas devem provir de comprimento e volume adequados. O objetivo desta pesquisa é verificar se há ganho de resistência do concreto com diferentes taxas de fibras de aço. Para tal foram confeccionados corpos-de-prova cilíndricos e prismáticos no teor de 30 kg/m³, 60 kg/m³ e 90 kg/m³ de concreto, além do traço de referência, submetendo os corpos de prova a ensaios de compressão axial, tração por compressão diametral e tração na flexão. Conclui-se que o ganho de resistência é significativo até o Vfc, sendo que adições superiores não apresentam ganhos que justifiquem sua utilização.
The study of the durability of concrete mass used in piers for protection in marine
environments allows the incorporation of fibres to concrete to obtain reasonable gains in compressive strength and good tensile strength. For a good result in the use of fibres, they must come from adequate length and volume. The objective of this research is to verify if it has profit of resistance of the concrete with different steel staple fibre taxes. For such they had
been confectioned body-cylinder mspecimens and prismatic in the content of 30 kg/m³, 60 kg/m³ and 90 kg/m³ of concrete, beyond the mark, by subjecting the specimens to axial compression tests, tensile compression and diametric tensile strength. We may conclude that the gain of resistance is significance to the VFC, since higher additions have no gains to justify their use.