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dc.contributor.author Machado, Carlos Roberto da Silva
dc.date.accessioned 2011-11-30T19:52:30Z
dc.date.available 2011-11-30T19:52:30Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation MACHADO, C. R. S. Reflexões teóricas sobre a gestão da educação na cidade. Revista Eletrônica de Mestrado em Educaçõa Ambiental, Rio Grande, RS, v. 19, p. 205-219, 2007. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol19/art03v19a16.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1520
dc.description.abstract Este trabalho apresenta parte dos aspectos teóricos e conceituais, necessários à reflexão sobre material empírico sistematizado, da produção acadêmica de pesquisadores da educação desenvolvida na cidade de POA, nos governos da Administração Popular (1989-2004). Como são diferentes os lugares (academia, SMED e Escolas) de onde partem as políticas educativas desenvolvidas e, certamente, olhadas diferentemente com pontos em comum e/ou diferentes, conforme seu conteúdo e os processos de implementação, foi necessária a produção de um instrumental analítico baseado em referências teóricas emergentes. Nesse sentido, a reflexão dos conceitos e da concepção de fundo da análise será apresentada como parte constituinte do Paradigma Emergente como definido por Boaventura de Sousa Santos e, tendo como utopia, a produção da democracia sem fim como obra humana conforme Henri Lefèbvre. Assim, a concepção de Estado, de política, de gestão da educação e do ensino é ressignificada, visando apreender a complexidade da assunção de um partido que se propunha alternativo ao status quo e, assim, verificar o que e como se processaram suas políticas, a gestão e a utopia ao longo de dezesseis anos. pt_BR
dc.description.abstract This work shows parte of theoretical and conceptual aspects necessary to a consideration on empirical material systemized on academic production of researches in Education developed in the city of Porto Alegre under the "Popular Administration" government (1989-2004). As the places from where the educational policies began, and certainly, looked differently with common and/or different points acoording to their contents and the implementation process, it was necessary a production of analytical instrumental based on emergent theorical references. In this sense, a consideration on concepts and the conception of deep analyses will be presented forming a part of the Emergent Paradigm as define by Boaventura de Souza Santos and, thinking the utopia as a production of endless democracy as a human work according to Henri Lefèbvre. So, a conception of the State, of the policy, of the educational and teaching conduct have anothe meaning aiming the understanding of the complexity of a party´s assumption that proposed a alternative to the status quo and, in this way, verifyng the "what" and "how" its policies are conducted, a administration and a utopia during 16 years. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Democracy pt_BR
dc.subject Porto Alegre pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Democracia pt_BR
dc.title Reflexões teóricas sobre a gestão da educação na cidade pt_BR
dc.type article pt_BR


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