Abstract:
A educação nas famílias de pescadores artesanais, além de transmitir saberes sobre
a realidade, o cuidado e a promoção do desenvolvimento humano, também se direciona
para a aprendizagem da atividade pesqueira. Este trabalho teve como objetivo investigar
as crenças e os significados da educação nas famílias de pescadores artesanais, no que se
refere aos conhecimentos e papéis para o trabalho na pesca. Para isso, foram escolhidas aleatoriamente duas famílias de pescadores artesanais do município de Rio Grande/RS e investigadas três gerações de cada família participante do estudo. O método usado foi a Inserção Ecológica e os dados foram analisados qualitativamente, seguindo os passos propostos pela grounded-theory. Os resultados apontam para linearidades na transmissãogeracional dos saberes sobre a pesca e definição de papéis do homem e da mulher no desempenho dessa atividade. Esses resultados salientam que a educação nessas famílias tem contribuído para a continuidade da cultura da pesca com evidências na formação de sujeitos sociais críticos e participativos.
The education in non industrial fishing families, besides transmitting knowledge about reality, caretaking and promoting human development has the specificity to focus the processes of teaching fishing activities. This work aimed to investigate beliefs and meanings of education in
non industrial fishing families in respect of the aspects of knowledge and roles for the activity of fishery. It were chosen at random two fishing families in the city of Rio Grande/RS. Three generations of each family were investigated and participated of this study. The method was the ecological engagement and the data were qualitatively analyzed following the steps proposed by the
grounded-theory. The results point to the linearity of generational transmition of the knowledge on fishing and the definition of men and women roles concerning this activity. The results focus that
education in these families have been contributing to the continuity of the fishery culture which brings light to the role of the family in forming social individuals.
La educación en las familias de pescadores artesanales, además de presentar como
características la transmisión de saberes sobre la realidad, lo cuidado y la promoción del desenvolvimiento humano, también tiene la especificidad de estar diricionada para la aprendizaje de la actividad pesquera. Este trabajo tubo como objetivo investigar las creecias y los significados
de la educación en las familias de pescadores artesanales, en lo que se refere a la transmisión de los saberes y papeles para el trabajo en la pesca. Para esto fuerón escogidas aleatoriamente dos famílias
de pescadores artesanales del município de Rio Grande/ RS. Fuerón investigadas tres generaciones de cada familia participante del estúdio. La metodología escogida para esa investigación fue la “inserción ecológica” y analisis qualitativa de los dados, seguiendo los pasos propuestos por la
grounded-theory. Los resultados apuntan para linearidades en la transmición geracional de los saberes sobre la pesca y en la definición de papeles del hombre y de la mujer en el desempeño desta actividad. Estos resultados salientan que la educación en estás familias tienen contribuyido para
la continuidad de la cultura de la pesca, lo que evidencia el papel deformación de sujetos sociales ejercidas por las famílias.