Abstract:
Neste estudo analisa-se a constituição do conhecimento clínico que orienta a prática do enfermeiro, na Atenção Primária à Saúde, para operar no objeto/sujeito da ação. Estudo exploratório com abordagem qualitativa e análise temática dos dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 65 enfermeiros da rede pública de saúde da família, no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram analisados a partir de uma matriz que sustenta a ciência clínica da enfermagem em uma base populacional, constituída por três núcleos - o indivíduo e a família, a comunidade e o sistema de saúde. Evidenciou-se que o conhecimento clínico organiza a prática do enfermeiro com o foco predominante no indivíduo e na família. Sem, contudo, subsumir à sua raiz de origem –a base populacional, por meio da forma como o conhecimento clínico faz apreender/conhecer o objeto da ação. Acredita-se que tais achados possam subsidiar uma releitura do potencial organizativo do conhecimento clínico da enfermagem.
In the present study, the constitution of the clinical knowledge which guides the nurse practice, in the health primary attention, is analyzed, in order to use it on the object / subject of the action. Exploratory study with qualitative approach and thematic analysi of data. Semi-structured interviews were made with 65 nurses from the family health public services, in te southern part of Rio Grande do Sul state, Brazil. The data was analyzed based on a matrix which sustains the nursing clinical science in a populational basis, constituted by three topics - the individual and the family, the community and the health system. It was made clear that the clinical knowledge organizes the nurse practice in the predominant focus of the individual and the family. Without, however, connecting to the origin - the populational base, through the way the clinical knowledge enables learning/knowing the object of the action. It is believed that these findings may subsidize a new reading of the organizational potential of the nursing clinical knowledge.
En este estudio se analiza la constitución del conocimiento clínico que guía la práctica del enfermero en la Atención Primaria de la Salud, para el funcionamiento del objeto/sujeto de la acción. Es un estudio exploratorio con enfoque cualitativo y análisis temático de los datos. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con 65 enfermeros del área de salud pública familiar, en el sur de Rio Grande do Sul, Brasil. Los datos fueron analizados utilizando una matriz que se apoya en la ciencia clínica de la enfermería con base en la población, constituída por tres núcleos: el individuo y la familia, la comunidad, y el sistema de salud. Se ha mostrado que el conocimiento clínico organiza la práctica del enfermero con enfoque predominante en el individuo y la familia. Sin subsumir la raíz de su origen, la población, por medio del conocimiento clínico se hace aprender/conocer el objeto de la acción. Se cree que estos descubrimientos pueden apoyar una reinterpretación de las posibilidades de organización de los conocimientos clínicos de enfermería.