Abstract:
O objetivo deste trabalho é fazer a análise da confiabilidade estrutural de vigas de
concreto armado que sofreram corrosão da armadura tracionada, devido à sua localização em ambiente agressivo, como zonas marítimas, e que foram recuperadas pela colagem de lâminas de PRFC projetadas de acordo com a fib bulletin 14 “Externally bonded FRP reinforcement for RC Structures”. Para a avaliação da confiabilidade destas vigas foi empregado o método de Monte Carlo juntamente com um modelo não-linear de elementos finitos. Os resultados mostraram que nos casos das vigas analisadas a confiabilidade das vigas deterioradas pode cair a níveis inaceitáveis, sendo que o projeto de recuperação estrutural pode fazer com que a confiabilidade seja igualada ou aumentada em relação às vigas em situação não-deteriorada.
This work aims at studying the reliability of reinforced concrete beams that suffered corrosion in the tensioned reinforcement, due to its localization in aggressive
environment, like marine zones. These beams were rehabilitated by the CFRP sheets bonded in their tensioned faces, designed according to the recommendations of fib bulletin 14 “Externally bonded FRP reinforcement for RC Structures”. In order to evaluate the reliability of these beams it was employed the Monte Carlo method with a nonlinear finite element model. The results showed that the reliability of the damaged RC beams can fall to unacceptable levels, and the design of structural rehabilitation can lead to reliability equal to or higher than the
undamaged RC beams reliability.