Educação permanente: instrumento de trabalho do enfermeiro

Silva, Bárbara Tarouco da; Barlem, Edison Luiz Devos; Lunardi, Valéria Lerch; Santos, Silvana Sidney Costa

Abstract:

 
A questão educacional na enfermagem é ampla, podendo referir-se à educação formal em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, ou à educação em saúde voltada aos treinamentos em serviço. Ante a problemática do envelhecimento populacional, as características da sociedade moderna e o uso crescente de Instituições de Longa Permanência (ILPs) como residência dos idosos, a proposta deste texto reflexivo é enfatizar a relevância e necessidade da educação permanente para os trabalhadores que atuam em ILPs como uma estratégia fundamental para a transformação da realidade. Para tanto, inicialmente enfoca-se a educação permanente e sua interface com a educação problematizadora e libertadora de Freire, abordando-se a seguir algumas estratégias de educação permanente nestas instituições, em especial, os círculos de cultura pautados na dialogicidade.
 
There is a large educational question in the nursing, which refers to formal education in technical courses,graduation and post-graduation, and to education for health to training in work Face to the problem of population’s ageing, the modern society characteristics and the increasing use of the Long Permanence Institutions as olds’ residence, this paper aims to emphasize the relevance and necessity about permanent education for those workers who act in LPI as a fundamental strategic to transform this reality. For this, it becomes necessary to focus the permanent education and its interface with the Freire’s problem-posing education and libertarian education, then to approach some permanent education strategy in these institutions, especially, the culture circles listed in the dialogic method.
 
La cuestión educacional en la enfermería es amplia, pudiendo relacionarse a la educación formal en los cursos técnicos, de graduación y de postgrado, la educación en salud centrada en la capacitación en servicio. Frente al problema del envejecimiento de la población, las características de la sociedad moderna y el creciente uso de las Instituciones de Larga Estancia (ILEs) como residencia para ancianos, la propuesta de este texto reflexivo es enfatizar la relevancia y necesidad de la educación permanente para los trabajadores que prestan servicios en ILPs como una estrategia fundamental para la transformación de la realidad. Para tanto, inicialmente se centra la educación permanente y su interrelación con la educación problematizadora y liberadora de Freire, abordando en la secuencia, algunas de las estrategias de educación permanente en estas instituciones, en especial, los círculos de la cultura pautados en la dialogicidad.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos