Processo de reconstrução de um grupo de planejamento familiar: uma proposta de educação popular em saúde

Pereira, Queli Lisiane Castro; Silva, Cláudia Beatriz Degani Cardoso de Aguiar da; Pelzer, Marlene Teda; Lunardi, Valéria Lerch; Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de

Abstract:

 
Objetiva-se relatar a experiência vivida na qual se processou a (re)construção de um grupo de Planejamento Familiar numa Unidade Básica de Saúde num bairro do município do Rio Grande - RS, com base em conceitos de educação popular em saúde. O trabalho desenvolveu-se através de um grupo operativo. Obteve-se a conscientização das mulheres para o planejamento da família, em sua integralidade, mobilizando-as para o comprometimento compartilhado com seus parceiros na construção conjunta do planejamento diário da família. Assim, valorizou-se cada usuária como sujeito da sua própria história, contribuindo para o benefício da sua qualidade de vida, em sintonia com os benefícios da educação popular em saúde.
 
This study is an experience report whereby the (re)building of a family planning group in a Basic Health Unit Clinic in a neighborhood within the city of Rio Grande, RS, Brazil is processed, based on popular education in health. The work was developed through an operative group. Its objective is to increase awareness in women towards family planning, in its entirety, mobilizing these women towards a shared commitment with their partners in joint construction of daily family planning. Thus, each user as the subject of their own story was valued, contributing in order to benefit their quality of life, in tune with the benefits of popular education in health.
 
Relato de experiencia en la cual se procesó la (re)construcción de un grupo de planificación familiar en una Unidad Básica de Salud, situada en un barrio del municipio de Rio Grande - RS, basada en conceptos de educación popular en salud. El trabajo se desarrolló a través de un grupo operativo. Se obtuvo la concienciación de las mujeres para la planificación de la familia, en su integridad, movilizándolas para el comprometimiento compartido con su compañero en la construcción conjunta de la planificación diaria de la familia. Así se valorizó cada usuaria como sujeto de su propia historia, contribuyendo para el beneficio de su calidad de vida, en sintonía con los principios de la educación popular en salud.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • EENF - Artigos Publicados em Periódicos