A compreensão dos separadores de resíduos sólidos em relação ao seu trabalho, saúde e ambiente

Stolz, Pablo Viana

Abstract:

 
O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender as relações que os trabalhadores separadores de resíduos desenvolvem entre o seu trabalho e o ambiente; entre o seu trabalho e a saúde e de identificar de que maneira estes compreendem o seu trabalho como um processo pedagógico ambiental. Esta pesquisa foi desenvolvida com separadores pertencentes à associação dos trabalhadores de resíduos sólidos (ASTARR), do significações negativas surgiram o não reconhecimento destes profissionais pela comunidade, poucos diálogos com os moradores locais e a não utilização de equipamentos de proteção no desenvolver de suas atividades.
 
El documento presenta los resultados de una encuesta que tuvo como objetivo entender las relaciones que los trabajadores de residuos separadores desarrollan entre su trabajo y el medio ambiente; su trabajo y la salud e identificar de que manera entienden su trabajo como un proceso entorno educativo. Esta investigación fue desarrollada con separadores de residuos pertenecientes a la asociación de trabajadores de residuos sólidos (ASTARR), del municipio del Rio Grande - RS. Hubo entrevistas con ocho separadores, que fueron abordadas por el análisis del contenido. Los datos revelaron algunos significados positivos, tales como la preservación del medio ambiente, por medio de la limpieza y no deforestación, la cuestión de la renta como medio de subsistencia familiar y la iniciativa de la conciencia ambiental a través de clases de auxilio para estudiantes. En los significados negativos surgieran el no reconocimiento de estos profesionales por la actividades.
 

Description:

Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)